Publicação:
Abordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distância

dc.contributor.advisorSchlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
dc.contributor.advisorSchlünzen Junior, Klaus [UNESP]
dc.contributor.authorTarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-05-07T12:00:51Z
dc.date.available2018-05-07T12:00:51Z
dc.date.issued2017-09-11
dc.description.abstractOs cursos no formato de Educação a Distância (EaD) como forma de aquisição de conhecimento está em ampla expansão nos últimos 15 anos, tanto em nível nacional como mundial. No Brasil, esta expansão foi visível principalmente após a atualização da regulamentação feita pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005 para os cursos nesta modalidade em nível superior, tanto de graduação como de pós-graduação. Com o crescimento, surge a preocupação com a forma e qualidade em que os cursos estão sendo oferecidos. Após as versões preliminares de 1997 e 2003, os Referenciais de Qualidade em Educação Superior a Distância foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007. Ao se falar em qualidade, deve se pensar na forma de mensuração, e que naturalmente nos remete a avaliação. Por outro lado, principalmente dentro do contexto educacional, a avaliação é sempre um processo complexo, tendo em vista que a preocupação principal está em o que avaliar e por que avaliar. Nesta tese, definiu-se que o objetivo é avaliar um Curso Superior na modalidade a distância tendo como base o ponto de vista dos cursistas. Foram aplicados questionários estruturados, com a utilização de técnicas de amostragem estatística para que eles pudessem opinar a respeito do curso que estavam frequentando. Neste questionário, foram consideradas perguntas discursivas (abertas) e com alternativas de respostas (perguntas fechadas). Nesta situação, as perguntas fechadas foram analisadas de forma quantitativa, utilizando-se de técnicas estatísticas, como por exemplo a análise de conglomerados, no entanto, para a questão aberta, em que os dados se constituem de textos não estruturados, foi necessário recorrer a outros métodos. Foi realizada então a análise textual com a utilização do software IRAMUTEQ. Por meio destas duas análises, foi possível verificar a convergência entre elas, observando se estas técnicas eram complementares para a análise (abordagem de métodos mistos). Para o curso avaliado, Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR), de forma geral, nas primeiras disciplinas o grau de satisfação em relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a atuação dos Tutores Presencias, tiveram o menor grau de satisfação. Na análise qualitativa, umas das maiores críticas foram com relação a quantidade de atividades que realizaram e o prazo de entrega das mesmas, o que foi coerente com a análise quantitativa, considerando que dentro da dimensão II – “Material Didático”, as questões com menor grau de satisfação, foram as relacionadas com a quantidade de materiais trabalhados e os prazos de entrega. As análises mostraram ainda que o curso teve alto índice de satisfação (superior a 90%) e que as análises qualitativas foram capazes de captar os pontos fortes e algumas fragilidades que podem ser melhoradas nas próximas ações desta natureza.pt
dc.description.abstractDistance Learning courses as a way of acquiring knowledge have been expanding in the last 15 years, both nationally and globally. At the national level, this increase was noticed after regulations in this teaching modality by the Ministry of Education (MEC), at the undergraduate and postgraduate levels. With this increase, a concern arises with the form and quality in which the courses are presented. After the preliminary versions of 1997 and 2003, the Quality Referential in Distance Higher Education was published by MEC in 2007. When talking about quality, develop in the form of measurement, and that naturally remind us of evaluation. On the other hand, within the educational context, evaluation is always a complex process, given that the main concern is in question. In this situation, it was defined that the objective is to evaluate Distance Learning modality based on the student point of view. We applied structured questionnaires, using statistical sampling techniques so that the students could give their opinions about the course. In this questionnaire, we considered discursive questions (open questions) and questions with alternatives (closed questions). In this situation, closed questions can be analyzed quantitatively, using statistical techniques, such as a cluster analysis, however, for an open question, where the data are composed of unstructured texts, it was necessary to look for other methods. A textual analysis was then performed using IRAMUTEQ software. By these two analyses, it was possible to see the convergences between them, being able to see as complementary analytical techniques (approach of mixed methods). For the analyzed course, Specialization in Special Education in the Inclusive Education Perspective of the Rede São Paulo Program of Teacher Training (REDEFOR), the analyzes presented the success of high satisfaction (satisfaction index of more than 90%) and as Qualitative analyzes are able to capture strengths and some deficiencies that can be corrected.en
dc.identifier.aleph000901215
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.lattes5021368300873051
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153877
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectReferenciais de qualidadept
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectQuality referencesen
dc.subjectAnálise de conglomeradospt
dc.subjectMétodos mistospt
dc.subjectAnálise textualpt
dc.subjectCluster analysisen
dc.subjectTextual analysisen
dc.subjectMixed methodsen
dc.titleAbordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distânciapt
dc.title.alternativeMixed method approach for evaluation of distance learn courseen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5021368300873051
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaProcessos formativos, ensino e aprendizagempt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
tarumoto_olar_dr_prud_sub.pdf
Tamanho:
3.91 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: