Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os enigmas como instrumento para o desenvolvimento de autoconfiança e de atitudes positivas em relação à matemática

dc.contributor.advisorPirola, Nelson Antonio [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Fabiana Chiericci
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-04-18T14:56:40Z
dc.date.available2018-04-18T14:56:40Z
dc.date.issued2018-02-23
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento de atitudes positivas e de autoconfiança, em relação à Matemática, em alunos do ensino fundamental I, 4º e 5º anos, por meio do uso de problemas não estruturados. Para solucionar esses problemas, que têm um perfil de enigma, os alunos em questão eram instigados a utilizar seus conhecimentos prévios, formulando questões e construindo a resolução em grupo, como um quebra-cabeça verbal. O fato de não possuir algoritmos prontos e acabados, faz com que esses problemas tragam um novo olhar do aluno para a disciplina de Matemática. E ainda, despertam a autoconfiança e as atitudes positivas por conseguirem solucionar problemas utilizando-se dos conhecimentos prévios adquiridos, ou seja, por encontrarem sentido nos conceitos matemáticos aprendidos. Essa pesquisa é de cunho quali-quantitativo que tem como eixo norteador o levantamento de dados, a compreensão de comportamentos, opiniões e expectativas e a análise da Escala de Atitudes da amostra utilizada. Através desta escala, foi possível considerar as atitudes positivas ou negativas de 16 alunos de uma escola pública estadual de ensino fundamental I da cidade de São Carlos em relação à disciplina. Considerando que o tempo foi breve e que cada indivíduo tem um tempo para ter seu insight, pode-se contemplar um resultado positivo, no qual constatamos um aumento de 31% para 75% dos alunos que passaram a ter atitudes positivas em relação à Matemática. Portanto, consideramos que há a necessidade de despertar no aluno sua autoconfiança e a atitudes positivas, o que pode contribuir para que tenham um melhor desempenho na disciplina.pt
dc.description.abstractThe present research has as its main goal to assess the development of positive attitudes and self-reliance toward Mathematics, in students from elementary school I, 4th and 5th grades, with the use of non-structured problems. This research has a quali-quantitative status which owns a northern axis facing data collection, comprehension of behavior, opinions, and expectations, and also the Attitudes Range analysis from the sample used. Through the use of this one, it was possible to consider the positive or negative attitudes from 16 students of a public state school, from elementary school I in São Carlos. With the use of non-structured problems - with a puzzle profile - the students were instigated to search in their previous knowledge the solution to the problems that did not have concluded and ready-to-use algorithms. Considering the short time, and the fact that each individual has their own timing for insight, it is possible to reach a positive outcome, in which it was possible to identify a raise from 31% to 75% from students that started having positive attitudes toward Mathematics. In conclusion, we consider that there is a necessity for waking students up for self-reliance and positive attitudes which can bring a better performance at the subject.en
dc.identifier.aleph000900231
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.lattes9350885456287046
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153586
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectAutoconfiançapt
dc.subjectAtitudespt
dc.subjectResolução de problemaspt
dc.subjectEnigmaspt
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectSelf-relianceen
dc.subjectAttitudeen
dc.subjectProblems solvingen
dc.subjectPuzzlesen
dc.titleOs enigmas como instrumento para o desenvolvimento de autoconfiança e de atitudes positivas em relação à matemáticapt
dc.title.alternativeThe riddles taken as instruments for developing self-confidence and positive attitudes towards mathematicsen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9350885456287046
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsinopt
unesp.researchAreaConceitos específicos para o ensino e suas metodologiaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lima_fc_me_bauru.pdf
Tamanho:
5.38 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: