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Publicação:
Possibilidades de aprendizagem no vestuário infantil: um estudo exploratório

dc.contributor.advisorMenezes, Marizilda dos Santos [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Livia Marsari [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:10Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:10Z
dc.date.issued2011-01-20
dc.description.abstractDentre as tendências atuais para as roupas infantis encontra-se o vestuário que pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizado das crianças por meio da interação com suas roupas. Para que a interação criança/roupa ocorra, esse vestuário deve se apropriar dos conhecimentos do design, que auxiliam na sua construção. Desta forma, esse estudo busca investigar os princípios do design que podem ser adotados para a produção de roupas que podem auxiliar no desenvolvimento das crianças, mostrando como noções de educação podem ser incorporadas ao trajes, estudando as relações e interações entre o design, moda e a educação. O estudo aborda este vestuário sob a perspectiva do design, para assim levantar informações que possam contribuir com a criação das peças. Para tanto, foi elaborado um referencial teórico que procurou mostrar o universo infantil, a comunicação, vestuáriom e design. De acordo com os procedimentos metodológicos adotados para o trabalho, realizou-se um estudo de caso de dez escolas particulares da cidade de Bauru-sp, a fim de obter dados referentes a vivencia com crianças, sobre as preferências, atitudes e formas de raciocínio do mundo infantil.pt
dc.description.abstractAmong the current trends for children1s clothing that may contribute to the development and children's learning through interaction with their clothes. For child interaction/clothes from occurring, this dress is appropriate the knowledge of design, which assist in its construction. Thus, this study seeks to investigate design principles that can be adopted for production of clothing thatcan assist in the develpment of children, showing how notions of education can be incoporated into costumes, studying the relationships and interactions between design, fashion and education. The study addresses this garment from the perspective of design, so as to provide insights that could contribute to the creation of the pieces. To that end, we developed a theoretical framework that sought to show the infant universe, communication, clothing and design. According to the methodological procedures for the work, there was a case study in ten private schools in Bauru-sp in order to obtain data on experiences with children about their preferences, attitudes and ways of reasoning child's world.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent133 f. : il.
dc.identifier.aleph000643903
dc.identifier.capes33004056082P0
dc.identifier.citationPEREIRA, Livia Marsari. Possibilidades de aprendizagem no vestuário infantil: um estudo exploratório. 2011. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
dc.identifier.filepereira_lm_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes4760173147289270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89732
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectDesignerspt
dc.subjectModapt
dc.subjectRoupas infantispt
dc.subjectDesignen
dc.subjectFashion designen
dc.subjectChildren's clothingen
dc.titlePossibilidades de aprendizagem no vestuário infantil: um estudo exploratóriopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4760173147289270
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaDesenho de produtopt

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