Logotipo do repositório
 

Publicação:
Percepções de uma pesquisadora aprendiz em busca da compreensão da escrita significativa na EJA

dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
dc.contributor.authorLourenço, Priscila Regina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:21:16Z
dc.date.available2015-03-23T15:21:16Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO estudo aqui apresentado integra o Projeto de Educação de Jovens e Adultos: práticas e desafios (PEJA), que é um projeto de extensão desenvolvido na Unesp – Rio Claro, com uma das turmas - a turma da Comunidade - que é composta, na maioria, por mulheres. Sendo a multisseriação uma característica desta turma, fazse necessário um trabalho diferenciado dos que ocorrem em escolas que tem Educação de Jovens e Adultos (EJA) “regular”. Tendo como foco a escrita significativa e sua prática, o estudo objetivou buscar compreendê-las na visão dessas mulheres, que estão imersas na sociedade letrada. Por meio do trabalho desenvolvido nos encontros, a cada aula, com diversos tipos de textos, principalmente poemas, procurei considerar o ponto de vista das educandas, tomando como aporte metodológico o relato de alguns aspectos de suas histórias de vida; ao mesmo tempo, tais relatos eram considerados em suas possibilidades criativas para a aprendizagem e uma aproximação do que poderia ser uma escrita significativa, para as próprias mulheres. Entre os estudos teóricos que deram sustentação à pesquisa, estão escritos de Jorge Larrosa e Paulo Freire, considerando, também, outros autores. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e teve como sujeitos participantes, educandas e educadores e a pesquisadora, aprendiz. Para desenvolver a pesquisa utilizei-me de elementos da história oral como recurso teórico-metodológico. Compõem o material de análise as produções escritas das educandas e os registros em diário de campo das atividades realizadas e observações pela pesquisadora. Como objeto de reflexão destaco dois conjuntos de atividades que nomeei de Projeto Poemas e Projeto Palavras Verdes, os quais sustentaram este trabalho. O estudo realizado traz argumentos que podem contribuir para a educação de jovens e adultos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent48 f.
dc.identifier.aleph000650380
dc.identifier.citationLOURENÇO, Priscila Regina. Percepções de uma pesquisadora aprendiz em busca da compreensão da escrita significativa na EJA. 2011. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
dc.identifier.filelourenco_pr_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes3060869388251465
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/119703
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação de adultospt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectPráticas da escritapt
dc.subjectHistória de vidapt
dc.titlePercepções de uma pesquisadora aprendiz em busca da compreensão da escrita significativa na EJApt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes3060869388251465
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lourenco_pr_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
249.45 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format