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A ascensão econômica da Coreia do Sul: a relação da economia com a diplomacia cultural para atender a demanda do mercado externo

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Advisor

Souza, José Gilberto de

Coadvisor

Graduate program

Undergraduate course

Rio Claro - IGCE - Geografia

Journal Title

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Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Undergraduate thesis

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Abstract (portuguese)

A Coreia do Sul desde 1950 desenvolve relações diplomáticas para favorecer a economia interna, através de ações de investimento externo. Com medidas intervencionistas, herdadas do período de colonização japonesa e da interferência dos Estados Unidos, o Estado sul-coreano ao longo de sua história fez uso de ações para priorizar a educação, a tecnologia e o investimento nos conglomerados empresariais, gerando deste modo produtos com alta tecnologia agregada. Nos últimos vinte anos, à Coreia do Sul distribuiu um produto da indústria cultural para fora do país, que foi bem aceito e coordena a imagem de um país honesto e confiável. Esse processo cultural adotado pelo governo sul-coreano para sua política externa diplomática, está vinculado ao processo econômico da indústria cultural para controlar a imagem positiva do país, a fim de aumentar o investimento interno, através de medidas externas, demonstrando o sucesso econômico da política cultural.

Abstract (english)

Since 1950, South Korea has developed diplomatic relations favoring the internal policy, through outside investment actions. With interventionist measures, inherited from the Japanese colonization period and the interference of the United States, South Korea has utilized in its history actions to prioritize education, technology and investment in conglomerates, thus generating producis with hrgh aggregate technology. In the past twenty years, South Korea has distributed a product of cultural industry throughout the world, which has been well accepted, coordinating the image of an honest and trustworthy country. This cultural process adopted by the Korean government for its diplomatic foreign policy is linked to the economic process of the cultural industry to control their positive image, in order to increase domestic investment through extemal measures, demonstrating the economic success of the cultural policy.

Description

Keywords

Geografia econômica, Geografia cultural, Geopolítica, Economic geography, Cultural geography, Geopolitics

Language

Portuguese

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