Logo do repositório

História das ciências ligadas ao gênero feminino, na fala das formandas das licenciaturas da UNESP-RC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Adam, Joyce Mary

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A cultura brasileira, afetada pela colonização e o histórico de migrações, tem raízes patriarcalistas e isso implicou na mobilidade social das mulheres, consequentemente, nas carreiras profissionais e na geração de renda. Este projeto de pesquisa buscou a compreensão dos desafios para o acesso de mulheres ao ensino superior, considerando a educação como um direito humano na esfera internacional e no âmbito brasileiro, um direito fundamental. A Constituição Federal do Brasil de 1988 garante o direito à educação de maneira universal, contudo, em muitos casos o acesso e ou a conclusão do ensino por mulheres, não se efetiva. Para tanto, o projeto buscou entrevistar formandas e formadas das licenciaturas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, câmpus Rio Claro, pois essas professoras estão à frente da educação básica, nas classes de ensino infantil, fundamental e médio e possuem importância premente no ensino e aprendizagem do alunado que é parte da sociedade brasileira. As entrevistas se deram com as professoras dos cursos de graduação das Licenciaturas do Instituto de Biociências (IB) e do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp, câmpus Rio Claro, englobando o período de cinco anos, referente aos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021, valendo-se da metodologia de história oral, colhidas em dados na pesquisa qualitativa combinada com a metodologia de revisão bibliográfica, para discorrer sobre a história da ciência ligada ao gênero e à raça, como também os obstáculos enfrentados por elas desde a inscrição para o vestibular até à conclusão do curso.

Resumo (espanhol)

La cultura brasileña, afectada por la colonización y una historia de migración, tiene raíces patriarcales, lo que ha impactado la movilidad social de las mujeres y, consecuentemente, sus carreras profesionales y la generación de ingresos. Este proyecto de investigación buscó comprender los desafíos que enfrentan las mujeres para acceder a la educación superior, considerando la educación como un derecho humano a nivel internacional y, en Brasil, como un derecho fundamental. La Constitución Federal Brasileña de 1988 garantiza el derecho universal a la educación; sin embargo, en muchos casos, las mujeres no logran acceder ni completar su educación. Para esto, el proyecto buscó entrevistar a estudiantes de pregrado de la Universidad Estatal de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho”, campus Rio Claro, ya que estos docentes están a la vanguardia de la educación básica, en las aulas de preescolar, primaria y secundaria, y desempeñan un papel crucial en la enseñanza y el aprendizaje de los estudiantes que forman parte de la sociedad brasileña. Las entrevistas se realizaron con docentes de pregrado del Instituto de Biociencias (IB) y del Instituto de Geociencias y Ciencias Exactas (IGCE) de la Unesp, campus Rio Claro, durante un período de cinco años (2017, 2018, 2019, 2020 y 2021). El estudio utilizó la metodología de historia oral, combinada con datos de investigación cualitativa y una metodología de revisión de literatura, para discutir la historia de la ciencia en relación con el género y la raza, así como los obstáculos que enfrentaron desde el momento en que solicitaron el examen de ingreso a la universidad hasta el momento en que finalizaron sus estudios.

Resumo (inglês)

Brazilian culture, affected by colonization and a history of migration, has patriarchal roots, and this has impacted women's social mobility, consequently, their professional careers and income generation. This research project aimed to understand the challenges facing women's access to higher education, considering education as a human right internationally and within Brazil, a fundamental right. The 1988 Brazilian Federal Constitution guarantees the universal right to education; however, in many cases, women do not achieve access to and complete their education. To this end, the project sought to interview undergraduate students from São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho,” Rio Claro campus, as these teachers are at the forefront of basic education, in preschool, elementary, and high school classrooms, and play a crucial role in the teaching and learning of students who are part of Brazilian society. The interviews were conducted with undergraduate professors from the Institute of Biosciences (IB) and the Institute of Geosciences and Exact Sciences (IGCE) at Unesp, Rio Claro campus, covering a five-year period, covering 2017, 2018, 2019, 2020, and 2021. The interviews used oral history methodology, combined with qualitative research data and literature review methodology, to discuss the history of science linked to gender and race, as well as the obstacles they faced from the time they applied for the entrance exam to the time they completed their studies.

Descrição

Palavras-chave

História das ciências, Gênero, Raça, History of science, History of science, Higher education, Gender, Race, Historia de la ciencia, Educación superior, Género, Carrera

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação