Logotipo do repositório
 

Publicação:
A formação pré-serviço do professor de língua estrangeira em curso de licenciatura: crenças e reflexões em experiências de estágio supervisionado em diferentes contextos (sala de aula e teletandem)

dc.contributor.authorKaneoya, Marta Lúcia Cabrera Kfouri [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-04-27T11:55:51Z
dc.date.available2015-04-27T11:55:51Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis article aims to show the results of an institutional research in Applied Linguistics, which tries to comprehend how the initial teaching practice occurs in diversely figured contexts of foreign language teaching-learning (on-site and virtual), as well as how such contexts may mutually favor and encourage reflective and critical training of the language teacher in/for a contemporary world. It´s possible to notice a reflective attitude of four Brazilian foreign language (Spanish, English and Italian) teachers in initial training, especially regarding some aspects related to the teaching-learning languages process, such as roles of the participants; relevance of meaningful interaction; engaged cultures; teaching of a foreign language and mother tongue teaching as foreign one; teaching and learning typologically similar languages; constitution of the place to learn-teachIt´s possible to notice a reflective attitude of four Brazilian foreign language (English, Italian and Spanish) teachers in pre-service education, especially about some aspects of language teaching and learning process, such as the role of the participants; the relevance of significant interactions; the involved cultures; the teaching of a foreign language and the teaching of the mother tongue as a foreign language; the teaching of similar languages as Portuguese and Spanish; and the constitution of the place of teaching and learning languages. The results indicate that the experience of experiencing the dynamics of a conventional didactic context of language teaching (classroom), alongside to the experience of teaching and learning in a context of virtual educational settings (teletandem), it was especially important for the critical training of the future language teachers and to the awareness about the practice of teaching languages in times of technological innovation.en
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo apresentar resultados de um projeto de pesquisa institucional em Linguística Aplicada, no qual se busca compreender como ocorre a prática inicial docente em contextos diversamente configurados de ensino/aprendizagem de língua estrangeira (presencial e virtual), bem como de que maneira esses contextos podem se favorecer mutuamente e favorecer a formação reflexiva e crítica do professor de línguas, em/para um mundo contemporâneo. É possível perceber a atitude reflexiva de quatro professores brasileiros de língua estrangeira (espanhol, inglês e italiano) em formação inicial, especialmente quanto a alguns aspectos relacionados ao processo de ensinar/aprender línguas, tais como papéis dos participantes; relevância da interação significativa; culturas envolvidas; ensino de uma língua estrangeira e ensino da língua materna como estrangeira; ensinar e aprender línguas tipologicamente próximas; constituição do lugar de aprender/ensinar. Os resultados indicam que a experiência de vivenciar a dinâmica de um contexto didático convencional de ensino de línguas (sala de aula), ao lado da experiência de ensinar e aprender em um contexto de configurações didáticas virtuais (teletandem), foi especialmente importante para a formação crítica dos futuros professores de línguas e para a conscientização sobre a prática de ensinar línguas em tempos de inovação tecnológica.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, Sao Jose do Rio Preto, Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jd. Nazareth, CEP 15054-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto
dc.format.extent249-264
dc.identifierhttp://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3008
dc.identifier.citationRaído, v. 8, n. 15, p. 249-264, 2014.
dc.identifier.fileISSN1984-4018-2014-08-15-249-264.pdf
dc.identifier.issn1984-4018
dc.identifier.lattes5269730419695134
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122555
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRaído
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectFormação de professores de línguaspt
dc.subjectensino/aprendizagem de línguaspt
dc.subjectcontextos presencial e virtualpt
dc.subjectlanguage teacher trainingen
dc.subjectlanguages teaching-learningen
dc.subjecton-site and virtual contextsen
dc.titleA formação pré-serviço do professor de língua estrangeira em curso de licenciatura: crenças e reflexões em experiências de estágio supervisionado em diferentes contextos (sala de aula e teletandem)pt
dc.title.alternativePre-service training of foreign language teachers in licenciate course: beliefs and reflections on experiences of supervised traineeship in different contexts (classroom and teletandem)en
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5269730419695134
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.departmentEducação - IBILCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1984-4018-2014-08-15-249-264.pdf
Tamanho:
124.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format