Efeitos do programa Promove-Universitários: habilidades sociais, saúde mental e indicadores acadêmicos de estudantes de nacionalidade brasileira cursando psicologia no Brasil e em Portugal
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Data
Autores
Orientador
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini 

Coorientador
Coimbra, Susana Maria Gonçalves
Vieira, Filipa Elvira Mucha
Pós-graduação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
As habilidades sociais estão relacionadas à saúde e podem ser facilitadoras do desempenho acadêmico. Como objetivo geral, esta tese avaliou efeitos do Programa Promove-Universitários nas habilidades sociais, saúde mental e indicadores acadêmicos, em estudantes do curso de Psicologia de uma universidade brasileira e outra portuguesa. Foram realizados quatro estudos: 1) Revisão Rápida sobre THS brasileiros; 2) Estudo experimental no Brasil com 24 participantes (randomização entre grupo experimental/GE=14 e grupo controle/GC =10); 3) Análises processuais do estudo brasileiro; e, 4) Delineamento pré-experimental de grupo, com 14 participantes em Portugal. Para os estudos aplicados foram administrados: Questionário pré-entrevista, DASS-21 (estresse); Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários; Escala de Sentido Temporal; Roteiro de entrevista semiestruturada; QHC-Universitários; IHS2-Del-Prette; Gad-7; PHQ-9; CASO; Protocolo de registro de tarefas e formulário de avaliação de sessão, Mini-Spin. No Brasil aplicou-se, adicionalmente, o Questionário acompanhamento de desenvolvimento de habilidades sociais - Heterorrelato e em Portugal o Questionário final de avaliação global do programa. No Brasil foram realizadas 13 (ou 14 sessões), em quatro grupos, em Portugal aplicou-se uma versão condensada do programa, com oito sessões, em três grupos. Como resultados, na revisão foram analisadas 16 publicações, verificando-se lacunas em estudos experimentais. No estudo brasileiro, o GE obteve mudança estatisticamente significativa no fator 2 do IHS2-Del-Prette, consequências positivas e potencialidades do QHC. Na pesquisa de processo, houve redução gradual da ansiedade social e os índices de aceitabilidade demonstram adequada adesão da intervenção, sendo encontradas correlações entre desfechos e medidas de processo. Em Portugal, houve mudanças estatisticamente significativas indicando melhorias no Fator 2 do IHS2 e no item “Situações e Assuntos” do QHC, e piora no item “Enfrentamento”. Na saúde mental, foi identificada mudança positiva nas dimensões 1 e 5 do CASO. Não foram identificadas mudanças significativas para outros itens de saúde mental e indicadores acadêmicos. Os dados processuais demonstram tendência de diminuição de sintomas de ansiedade social, frequência no grupo acima de 80%, avaliação satisfatória do conteúdo, aplicabilidade na vida real, autodesempenho e condução. O programa, conforme disposto em seu manual, permitiu flexibilidade para atender estudantes universitários em diferentes contextos, auxiliando na atenção às habilidades sociais e saúde mental, mas ainda necessitaria de outras aplicações para verificar impacto nos indicadores acadêmicos. No Brasil, a aplicação da intervenção na versão completa na transição do período pandêmico para o pós-pandêmico, demonstrou-se como ferramenta útil para ampliação de habilidades sociais. Na experiência da aplicação em Portugal, os resultados foram mais modestos, apontando que a versão condensada é mais limitada no alcance dos resultados, pelo menos no que se refere aos dados estatisticamente significativos, apesar disso, no âmbito qualitativo, o acompanhamento processual identificou descrições indicativas de progresso e aceitabilidade. Sugerem-se novas aplicações em contexto real, por diferentes profissionais e localidades para ampliar análises sobre o funcionamento e efetividade do programa em contexto menos controlado, o que fornecerá material para exames úteis à implantação do mesmo em contexto de política pública. Para as avaliações do efeito do programa no desempenho acadêmico, seria importante que estudos incluíssem estudantes em condições de déficits e dificuldades.
Resumo (inglês)
Social skills are related to health and can facilitate academic performance. The general objective of this thesis was to evaluate the effects of the Promove-Universitários Program on social skills, mental health, and academic indicators among Psychology students from a Brazilian and a Portuguese university. Four studies were carried out: a rapid review of Brazilian SST programs; an experimental study in Brazil with 24 participants (randomized into an experimental group/EG = 14 and a control group/CG = 10); process analyses of the Brazilian study; and a pre-experimental group design with 14 participants in Portugal. For the applied studies, the following instruments were administered: pre-interview questionnaire, DASS-21 (stress), Learning Strategies Scale for University Students, Temporal Sense Scale, semi-structured interview guide, QHC-Universitários, IHS2-Del-Prette, GAD-7, PHQ-9, CASO, task recording protocol and session evaluation form, and Mini-SPIN. In Brazil, the Social Skills Development Monitoring Questionnaire – Hetero-report was additionally used, while in Portugal, the final global program evaluation questionnaire was applied. In Brazil, 13 (or 14) sessions were conducted in four groups; in Portugal, a condensed version of the program was implemented with eight sessions across three groups. As results, the review analyzed 16 publications, revealing gaps in experimental studies. In the Brazilian study, the EG showed statistically significant change in Factor 2 of the IHS2-Del-Prette, as well as in the positive consequences and potentialities dimensions of the QHC. In the process study, there was a gradual reduction in social anxiety, and acceptability indices demonstrated adequate adherence to the intervention, with correlations identified between outcomes and process measures. In Portugal, statistically significant changes indicated improvements in Factor 2 of the IHS2 and in the “Situations and Topics” item of the QHC, while a worsening was observed in the “Coping” item. Regarding mental health, positive changes were identified in dimensions 1 and 5 of the CASO. No significant changes were found in other mental health variables or academic indicators. Process data showed a trend toward reduction in symptoms of social anxiety, group attendance rates above 80%, satisfactory evaluation of the content, applicability to real life, self-performance, and facilitation. The program, as outlined in its manual, allowed flexibility to serve university students in different contexts, supporting social skills and mental health, though further applications are still necessary to verify its impact on academic indicators. In Brazil, implementation of the complete version of the intervention during the transition from the pandemic to the post-pandemic period proved to be a useful tool for the enhancement of social skills. In the Portuguese experience, results were more modest, suggesting that the condensed version has more limited effectiveness in achieving results—at least in terms of statistically significant data. Nonetheless, from a qualitative perspective, the process monitoring identified indicative descriptions of progress and acceptability. Further applications in real-world contexts by different professionals and in various locations are recommended to broaden the analysis of the program’s functioning and effectiveness in less controlled settings, which would provide useful data for potential implementation in public policy contexts. To evaluate the program’s effects on academic performance, it would be important for future studies to include students with deficits and difficulties.
Descrição
Palavras-chave
Habilidades sociais, Saúde mental, Desempenho acadêmico, Estudantes universitários, Política pública de saúde, Social Skills, Mental health, Academic performance, College students, Public health policy
Idioma
Português
Citação
SANTANA, Franciele Ariene Lopes. Efeitos do programa Promove-Universitários: habilidades sociais, saúde mental e indicadores acadêmicos de estudantes de nacionalidade brasileira cursando psicologia no Brasil e em Portugal. Orientadora: Alessandra Turini Bolsoni Silva. 2025. 365 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.