Logo do repositório
 

Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas

dc.contributor.advisorPorém, Maria Eugenia [UNESP]
dc.contributor.authorCarneiro, Giselle Sampaio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-01T13:09:38Z
dc.date.available2016-07-01T13:09:38Z
dc.date.issued2016-01-17
dc.description.abstractThis project aims to investigate the competence in organizational communication as a facilitator of the process of generating and managing innovation in micro and small enterprises (MSEs); dom inant segment in the market that, however, still very poor with respect to those identified themes. Part has been assumed that the incorporation of the culture of innovation in key business structure, when backed by an effective system of communication involving all its components, is a strong factor in obtaining crucial competitive advantages for the development of micro and small businesses and their rise in the market. Therefore, we intend to analyze and understand the contemporary scenario of (MSEs), identify obstacles to the development of communicative competence and understand the interaction between innovating and communicating -to contribute with models and practices that utilize the potential of both action towards success and continuous improvement of small businesses. For this, we opted for the implementation of field research in MSEs in Bauru-SP, aiming, in short, to investigate the communication process of the companies surveyed; and identify processes of generating innovation and barriers to the creation of an innovative organizational cultureen
dc.description.abstractO presente estudo se propõe a pesquisar a competência em comunicação organizacional como facilitadora dos processos de geração de inovação e gestão em Micro e pequenas empresas (MPEs); segmento predominante no mercado, porém, ainda bastante carente no que se refere aos temas apontados. Parte-se do pressuposto que a incorporação da cultura de inovação na estrutura fundamental das empresas -quando respaldada por um sistema de comunicação que envolva a todos os seus componentes-constitui um forte fator de obtenção de vantagens competitivas cruciais para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e sua ascensão no mercado. Portanto, pretendeu-se analisar e compreender o cenário contemporâneo das MPEs, identificar obstáculos ao desenvolvimento de competência comunicativa e entender a interação entre inovar e comunicar -a fim de contribuir com modelos e práticas que utilizem o potencial de ambas as ações em prol do sucesso e melhoria contínua das empresas de micro pequeno porte. Para isso, optou-se pela aplicação da pesquisa de campo em MPEs da cidade de Bauru-SP, objetivando, em suma, investigar como se dá o processo de comunicação das empresas pesquisadas; bem como identificar processos de geração de inovação e barreiras à criação de uma cultura organizacional inovadorapt
dc.identifier.aleph865944
dc.identifier.citationCARNEIRO, Giselle Sampaio. Competência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-13/000865944.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140166
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPequenas e médias empresaspt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectCompetencia comunicativapt
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt
dc.subjectSmall businesspt
dc.titleCompetência em comunicação para a promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresaspt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateComunicação Social - FAACpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000865944.pdf
Tamanho:
479.42 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format