Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise do conteúdo sobre saúde bucal no material didático de Ciências de 1ª a 4ª série de escolas de Ensino Fundamental de Araçatuba - SP

dc.contributor.advisorMoimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
dc.contributor.authorTanaka, Cláudio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:46Z
dc.date.available2014-06-11T19:27:46Z
dc.date.issued2006-07-07
dc.description.abstractA educação e a saúde são duas ciências de grande importância para o desenvolvimento humano. À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos. Neste contexto um de seus recursos é o material didático utilizado em todas as etapas da escolarização de um indivíduo. Dada a importância do livro escolar como parte do universo cultural das instituições educativas ao longo da história, o objetivo desta pesquisa foi avaliar nos livros didáticos e apostilas adotados pelas escolas de Ensino Fundamental de Araçatuba - SP, na disciplina de Ciências, a existência e abrangência de informações referentes à saúde bucal, no total das escolas particulares e públicas. Foram analisados materiais de 40 escolas, sendo 23 públicas e 17 privadas, somando um total de 251 exemplares, sendo que desses apenas 27 continham conteúdo de saúde bucal. Realizando-se uma análise de conteúdo seguindo a temática simples, as seguintes categorias foram observadas: A. Relação saúde geral/saúde bucal; B. Importância dos dentes/saúde bucal; C. Higiene Dental; D. Instrumentos de Higiene Dental; E. Visitas ao dentista; F..Dieta; G. Cárie; H. Tipos de dentes; I. Tipos de dentição; J. Uso do flúor. O assunto mais abordado foi a higiene dental (n=22), seguido pela cárie (n=16). Os menos comentados são a relação entre saúde geral e bucal (n=3), e o uso do flúor (n=4). Conclui-se que ainda são poucos os livros de Ciências que apresentam conteúdo sobre saúde bucal, e que este, em geral, se apresenta fragmentado.pt
dc.description.abstractEducation and health are two sciences of great importance for the human development. The school education has the competence of organize the process of acquisition of abilities, attitudes and specific knowledge. In this context, one of its resources is the didactic material used in all stages of an individual's education. Due to the importance of the school book as part of the cultural universe of the educational institutions through the history, the aim of this research was to evaluate in the text books and emends adopted by the grade schools of Araçatuba - SP, in the discipline of Science, the existence and inclusion of oral health information, in all private and public schools. Materials of 40 schools were analyzed, being 23 public and 17 privates, summing a total of 251 copies, and only 27 of those presented oral health content. Through the content analysis by simple thematic, the following categories were observed: A. Relationship general health/ oral health; B. Importance of teeth/ oral health; C. Dental Hygiene; D. Instruments of oral hygiene; E. Dental surgeon attendance; F. Diet; G. Dental decay; H. Types of teeth; I. Types of dentition; J. Fluoride use. The subject more studied was dental hygiene (n=22), followed by dental decay (n=16). The subject less commented were the relationship between general and oral health (n=3), and the use of fluoride (n=4). It was concluded that there are still a few books of Science presenting oral health content, and this is, in many cases, fragmented.en
dc.format.extent78 f. : il. + 1 CD-ROM
dc.identifier.aleph000492651
dc.identifier.capes33004021074P1
dc.identifier.citationTANAKA, Cláudio. Análise do conteúdo sobre saúde bucal no material didático de Ciências de 1ª a 4ª série de escolas de Ensino Fundamental de Araçatuba - SP. 2006. 78 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2006.
dc.identifier.filetanaka_c_me_araca.pdf
dc.identifier.lattes2799473073030693
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95428
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectOdontologiapt
dc.subjectEnsino de primeiro graupt
dc.subjectEnsino de segundo graupt
dc.subjectEducação sanitáriapt
dc.subjectSaúde bucalpt
dc.subjectBoca - Cuidado e higienept
dc.subjectEducationen
dc.subjectDentistryen
dc.subjectOral healthen
dc.subjectOral hygieneen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEducation, primary and secondaryen
dc.titleAnálise do conteúdo sobre saúde bucal no material didático de Ciências de 1ª a 4ª série de escolas de Ensino Fundamental de Araçatuba - SPpt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
unesp.author.lattes2799473073030693
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatubapt
unesp.graduateProgramOdontologia Preventiva e Social - FOApt
unesp.knowledgeAreaOdontologia preventiva e socialpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
tanaka_c_me_araca.pdf
Tamanho:
414.23 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format