Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Ação do hipoclorito de sódio 2,5 por cento e medicação intracanal com agitação ultrassônica sobre microorganismos e ácido lipoteicóico em canais radiculares

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Carvalho, Cláudio Antonio Talge

Coorientador

Pós-graduação

Odontologia Restauradora - ICT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia do hipoclorito de sódio (NaOCl) 2,5 por cento e medicação intra-canal (MIC) com hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) agitados com ultrassom ou não, sobre, Escherichia coli, Enterococcus faecalis e àcido lipoteicóico (LTA). Foram utilizados 80 dentes unirradiculares que foram instrumentados usando lima R40 do sistema Reciproc irrigados com 40 mL de NaOCl. Em seguida, os dentes foram aleatoriamente distribuídos em 8 grupos, de acordo com o protocolo de limpeza final e MIC: G1- agitação ultrassônica do NaOCl e MIC 7 dias, G2- agitação ultrassônica do NaOCl e MIC 14 dias, G3- agitação ultrassônica do NaOCl e sem agitação da MIC 7 dias, G4- agitação ultrassônica do NaOCl e sem agitação da MIC 14 dias, G5– sem agitação ultrassônica do NaOCl e com agitação da MIC 7 dias, G6– sem agitação ultrassônica do NaOCl e com agitação da MIC 14 dias, G7– sem agitação ultrassônica do NaOCl e MIC 7 dias e G8– sem agitação ultrassônica do NaOCl e MIC 14 dias. Foi feita a contagem de Unidades Formadoras de Colônias por mililitro (UFC/mL) e quantificação de LTA. Todos os dados foram analisados estatisticamente. Os resultados mostraram uma diminuição de micro-organismos imediatamente após o PBM (preparo biomecânico) (p<0,001). Nenhum protocolo empregado foi eficiente na completa eliminação de LTA. Pode-se concluir que em todos os grupos após o PBM houve redução/eliminação dos MO (micro-organismos), mas nenhum método testado foi eficiente para detoxificar completamente o LTA.

Descrição

Palavras-chave

Toxinas bacterianas, Hipoclorito de sódio, Hidróxido de cálcio, Terapia ultrassônica

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação