Logotipo do repositório
 

Publicação:
Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)

dc.contributor.authorDuarte, Newton [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:42:58Z
dc.date.available2021-07-14T10:42:58Z
dc.date.issued2003-08
dc.description.abstractThis paper defends that Donald Schön's works on professional education in general and more particularly on teachers' education are based both on an epistemology that devalues scientific knowledge and on a pedagogy that devalues school knowledge. A critical analysis of Schön's concepts of tacit knowledge (or reflection-in-action) and school knowledge is presented. This critical analysis is inserted in the context of a criticism of the currently hegemonic epistemological ideas in the field of studies on teachers' education.en
dc.description.abstractO objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimento científico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent601-625
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200015
dc.identifier.citationEducação & Sociedade. Campinas, SP, Brazil: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 24, n. 83, p. 601-625, 2003.
dc.identifier.doi10.1590/S0101-73302003000200015
dc.identifier.fileS0101-73302003000200015.pdf
dc.identifier.issn1678-4626
dc.identifier.scieloS0101-73302003000200015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212637
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.relation.ispartofEducação & Sociedade
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectTeachers' educationen
dc.subjectEpistemology of practiceen
dc.subjectReflective practitioneren
dc.subjectTacit knowledgeen
dc.subjectSchool knowledgeen
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEpistemologia da práticapt
dc.subjectProfessor reflexivopt
dc.subjectConhecimento tácitopt
dc.subjectConhecimento escolarpt
dc.titleConhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)pt
dc.title.alternativeTacit knowledge and school knowledge in teachers' education (why Donald Schön didn't understand Luria)en
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0101-73302003000200015.pdf
Tamanho:
104.46 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format