Publicação: Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria)
dc.contributor.author | Duarte, Newton [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:42:58Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:42:58Z | |
dc.date.issued | 2003-08 | |
dc.description.abstract | This paper defends that Donald Schön's works on professional education in general and more particularly on teachers' education are based both on an epistemology that devalues scientific knowledge and on a pedagogy that devalues school knowledge. A critical analysis of Schön's concepts of tacit knowledge (or reflection-in-action) and school knowledge is presented. This critical analysis is inserted in the context of a criticism of the currently hegemonic epistemological ideas in the field of studies on teachers' education. | en |
dc.description.abstract | O objetivo do texto é mostrar que os estudos de Donald Schön no campo da formação profissional em geral e da formação de professores em particular pautam-se numa epistemologia que desvaloriza o conhecimento científico/teórico/acadêmico e numa pedagogia que desvaloriza o saber escolar. Nesta direção é feita uma análise crítica das idéias de Schön acerca do conhecimento tácito e do conhecimento escolar. Essa análise crítica das idéias de Schön é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos hegemônicos atualmente no campo dos estudos sobre formação de professores. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista | |
dc.format.extent | 601-625 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200015 | |
dc.identifier.citation | Educação & Sociedade. Campinas, SP, Brazil: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 24, n. 83, p. 601-625, 2003. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0101-73302003000200015 | |
dc.identifier.file | S0101-73302003000200015.pdf | |
dc.identifier.issn | 1678-4626 | |
dc.identifier.scielo | S0101-73302003000200015 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/212637 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes | |
dc.relation.ispartof | Educação & Sociedade | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Teachers' education | en |
dc.subject | Epistemology of practice | en |
dc.subject | Reflective practitioner | en |
dc.subject | Tacit knowledge | en |
dc.subject | School knowledge | en |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Epistemologia da prática | pt |
dc.subject | Professor reflexivo | pt |
dc.subject | Conhecimento tácito | pt |
dc.subject | Conhecimento escolar | pt |
dc.title | Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria) | pt |
dc.title.alternative | Tacit knowledge and school knowledge in teachers' education (why Donald Schön didn't understand Luria) | en |
dc.type | Artigo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isDepartmentOfPublication | 4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604 | |
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery | 4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604 | |
unesp.department | Psicologia da Educação - FCLAR | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0101-73302003000200015.pdf
- Tamanho:
- 104.46 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format