Os saberes didático-pedagógicos e a prática do professor licenciado em Pedagogia: uma incursão nos estudos de Maurice Tardif
Carregando...
Data
Orientador
Sarti, Flavia Medeiros 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem como temática os saberes didático-pedagógicos e suas relações com a prática docente. O interesse mais específico recai sobre os professores da educação básica, licenciados em Pedagogia. Busca-se, como objetivo, identificar quais os saberes profissionais constituem a profissão docente e refletir de que maneira e em que medida eles relacionam e promovem uma aproximação com a prática profissional docente. De abordagem qualitativa e cunho bibliográfico, o trabalho foi realizado a partir da análise e reflexão de parte da obra “Saberes docentes e formação profissional”, de Maurice Tardif. Observou-se uma relação marcada por distanciamentos, entre os atores e as instituições formativas. Evidenciou-se, assim, que investir em processos formativos que articulem teoria e prática mostra-se essencial para o aprofundamento das questões que embasam os estudos no campo da formação de professores e do trabalho docente.
Resumo (inglês)
This work focuses on didactic-pedagogical knowledge and its relationship with teaching practice. The focus is specifically on elementary school teachers with a degree in Pedagogy. The objective is to identify which professional knowledge constitutes the teaching profession and to reflect on how and to what extent it relates to and fosters a connection with professional teaching practice. Using a qualitative and bibliographical approach, the work was based on the analysis and reflection of part of the book "Teaching Knowledge and Professional Training" by Maurice Tardif. A relationship marked by distances was observed between the actors and the training institutions. Thus, it became clear that investing in training processes that articulate theory and practice is essential for deepening the issues that underpin studies in the field of teacher training and teaching.
Descrição
Palavras-chave
Saberes pedagógicos, Trabalho docente, Formação de professores, Pedagogical knowledge, Teaching work, Teacher training
Idioma
Português

