Logotipo do repositório
 

Publicação:
Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais

dc.contributor.authorMoimaz, Suzely Adas Saliba [UNESP]
dc.contributor.authorSaliba, Nemre Adas [UNESP]
dc.contributor.authorZina, Lívia Guimarães [UNESP]
dc.contributor.authorSaliba, Orlando [UNESP]
dc.contributor.authorGarbin, Clea Adas Saliba [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2013-09-30T18:30:57Z
dc.date.accessioned2014-05-20T13:44:24Z
dc.date.available2013-09-30T18:30:57Z
dc.date.available2014-05-20T13:44:24Z
dc.date.issued2010-03-01
dc.description.abstractO processo ensino-pesquisa-extensão realizado com a imersão dos sujeitos em cenários reais possibilita a integração universidade-comunidade, ampliando a inserção social. O objetivo deste trabalho foi apresentar a experiência de um projeto conduzido em cinco municípios brasileiros, com a participação de docentes, pós-graduandos e acadêmicos, em parceria com prefeituras municipais e trabalhadores de saúde como cenário de ensino-pesquisa no SUS. Foram realizadas oficinas e cursos de capacitação com as equipes de saúde, gestores e conselheiros de saúde, visitas técnicas aos municípios para avaliação situacional e supervisão das atividades, avaliação da satisfação dos usuários e formação de lideranças populares. Observou-se a melhoria na organização dos serviços e estímulo ao fortalecimento do vínculo entre os usuários e prestadores de serviços. Essa experiência serviu como laboratório de aprendizagem e pesquisa, fazendo-se ciência a partir da vivência in loco da realidade do SUS e contribuindo para uma formação professional mais humanitária baseada em cenários reais.pt
dc.description.abstractEl proceso enseñanza-investigación-extensión realizado con la inmersión de los sujetos en escenarios reales posibilita la integración universidad-comunidad ampliando la inserción social. El objetivo de este trabajo ha sido de presentar la experiencia de un proyecto conducido en cinco municipios brasileños con la participación de docentes, pos-graduandos y académicos con la cooperación de alcaldías y trabajadores de salud como escenario de enseñanza-investigación del Sistema Único de Salud. Se han realizado talleres y cursos de capacitación con los equipos de salud, gestores y consejeros de salud, visitas técnicas a los municipios para evaluación de situación y supervisión de actividades, evaluación de la satisfacción de los usuarios y formación de jefaturas populares. Se observa mejoría en la organización de los servicios y estímulo al fortalecimiento del vínculo entre los usuarios y los prestadores de servicios. Esta experiencia ha servido como laboratorio para aprendizaje y investigación, haciéndose Ciência a partir de la vivencia in loco de la realidad del Sistema Único de Salud y contribuyendo para una formación profesional más humanitaria basada en escenarios reales.es
dc.description.abstractThe teaching-research-extension process carried out with immersion of subjects in real scenarios enables university-community integration, thereby increasing social insertion. The aim of this study was to present the experience from a project conducted in five Brazilian municipalities, with participation of teachers and postgraduate and undergraduate students, in partnership with municipal authorities and healthcare workers as a scenario for teaching-research within the Brazilian health system. Workshops and training courses were conducted among healthcare teams, managers and health counselors, and technical visits were made to the municipalities for situational assessments, activity supervision, user satisfaction evaluations and formation of popular leaderships. Improvements in service organization and stimulation of strengthened links between users and service providers were observed. This experience served as a learning and research laboratory: science was conducted from in situ experience of health system realities, thereby contributing towards better humanitarian professional training based on real scenarios.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e Social
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e Social
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e Social
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Odontologia de Araçatuba Departamento de Odontologia Infantil e Social
dc.format.extent69-79
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000100006
dc.identifier.citationInterface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 14, n. 32, p. 69-79, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S1414-32832010000100006
dc.identifier.fileS1414-32832010000100006.pdf
dc.identifier.issn1414-3283
dc.identifier.lattes2799473073030693
dc.identifier.lattes9807879196081999
dc.identifier.lattes2482288705631512
dc.identifier.lattes4419158525709686
dc.identifier.orcid0000-0003-1439-4197
dc.identifier.orcid0000-0001-5069-8812
dc.identifier.scieloS1414-32832010000100006
dc.identifier.scopus2-s2.0-77953163385
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/15553
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofInterface - Comunicação, Saúde, Educação
dc.relation.ispartofsjr0,417
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectSistema Único de Saúdept
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectAcademias e Institutospt
dc.subjectRecursos humanos em saúdept
dc.subjectPesquisa sobre serviços de saúdept
dc.subjectSistema Único de Saludes
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectAcademias e Institutoses
dc.subjectRecursos humanos en saludes
dc.subjectInvestigación sobre servicios de saludes
dc.subjectNational Health Systemen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectAcademies and institutesen
dc.subjectHealth manpoweren
dc.subjectHealth service researchen
dc.titlePráticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reaispt
dc.title.alternativePrácticas en la enseñanza-aprendizaje con base en escenarios realeses
dc.title.alternativeTeaching-learning practices based on real scenariosen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
unesp.author.lattes2799473073030693
unesp.author.lattes9807879196081999
unesp.author.lattes2482288705631512[4]
unesp.author.lattes4419158525709686[5]
unesp.author.orcid0000-0003-1439-4197[4]
unesp.author.orcid0000-0001-5069-8812[5]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatubapt
unesp.departmentOdontologia Infantil e Social - FOApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1414-32832010000100006.pdf
Tamanho:
579.46 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: