Publicação: Utilização de microssatélites e SNPs na capacidade de combinação entre linhagens de mamona (Ricinus communis L.)
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Tambarussi, Evandro Vagner 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
A mamoneira é uma oleaginosa que apresenta inúmeras aplicações na área industrial e na produção de biodiesel, demonstrando assim sua importância econômica a nível mundial. Contudo, existe poucos estudos com melhoramento genético da espécie, fato este que acaba prejudicando a expansão da cultura. Portanto, torna-se necessário estudos mais profundos a fim de implementar o melhoramento molecular da espécie. Assim, a presente pesquisa objetivou-se identificar combinações superiores de linhagens de mamona obtidas por meio da distância genética. Os experimentos foram conduzidos em campo e laboratório, sendo realizado a obtenção dos materiais genéticos, posteriormente a obtenção das linhas pistiladas e hermafroditas, por fim, o processo da genotipagem. Mediante os resultados obtidos na primeira fase constatou-se que usando o método de seleção massal baseados em caracteres morfológicos foi possível selecionar um grande número de plantas com alta porcentagem de flores femininas no racemo primário. Conclui-se, que foi possível observar a divergência genética entre as linhagens de mamona, que possibilita formar grupos de acessos para futuros ganhos em melhoramento genético. Assim, a pesquisa foi conduzida com ensaios no campo mediante a formação dos grupos com combinações superiores obtidas na genotipagem, mas em virtude das condições climáticas com excesso de chuva houve perda de algumas linhagens.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
RAMOS, A. R. Utilização de microssatélites e SNPs na capacidade de combinação entre linhagens de mamona (Ricinus communis L.). 2025. Relatório (Pós Doutorado) - Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2025.