Logotipo do repositório
 

Publicação:
Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo

dc.contributor.advisorSantos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP]
dc.contributor.authorCardoso, Gabriel Geraldino
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-04-04T11:23:20Z
dc.date.available2022-04-04T11:23:20Z
dc.date.issued2020-03-05
dc.description.abstractNesta pesquisa tivemos o objetivo de investigar as potencialidades do SuperLogo como software de ensino de Matemática, com ênfase no estudo de conceitos algébricos. Para tal, o trabalho é orientado pela seguinte questão: “como o SuperLogo pode contribuir para compreensão de propriedades algébricas?”. Dessa forma, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo na qual optamos pelo estudo de caso como abordagem metodológica. Então, desenvolvemos a proposta de trabalho com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Guaratinguetá, Os dados foram recolhidos com o auxílio de duas ferramentas do ambiente virtual moodle: a pesquisa de opinião e o fórum de discussão; e da gravação das aulas. A partir da análise desses dados, entendemos que o Superlogo pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois permite o desenvolvimento de um ambiente de explorações e discussões de conceitos que podem ser de difícil compreensão quando discutidos apenas de maneira teórica.pt
dc.description.abstractIn this study we aimed to investigate the potential of SuperLogo as a mathematics educational software, focused on the study of algebraic concepts. This work is, therefore, oriented by the following question: "how can SuperLogo contribute to the understanding of algebraic properties?". We then made a qualitative research in which we opted to do a case study as the methodological approach. We developed this work with Bachelor of Education Degree in Mathematics students at Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Guaratinguetá campus. From the collected data obtained by using two Moodle's virtual tools: survey research and discussion forum; and recording of classes, we can then comprehend, utilising data analysis, that SuperLogo can assist in the teaching and learning process, because it allows the development of an environment filled with exploration and discussion of concepts that can be hard to grasp when discussed only in a theoretical manner.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/217600
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectTecnologias digitaispt
dc.subjectConstrucionismopt
dc.subjectSuperLogopt
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectDigital technologiesen
dc.subjectContructionismen
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectMatemática construtivapt
dc.subjectJogos em educação matemáticapt
dc.titleExplorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogopt
dc.title.alternativeExploring algebraic concepts with the assist of SuperLogo softwareen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateMatemática - FEGpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
cardoso_gg_tcc_guara.pdf
Tamanho:
963.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
cardoso_gg_tcc_guara_aut.pdf
Tamanho:
86.6 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: