Publicação: Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Santos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Nesta pesquisa tivemos o objetivo de investigar as potencialidades do SuperLogo como software de ensino de Matemática, com ênfase no estudo de conceitos algébricos. Para tal, o trabalho é orientado pela seguinte questão: “como o SuperLogo pode contribuir para compreensão de propriedades algébricas?”. Dessa forma, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo na qual optamos pelo estudo de caso como abordagem metodológica. Então, desenvolvemos a proposta de trabalho com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Guaratinguetá, Os dados foram recolhidos com o auxílio de duas ferramentas do ambiente virtual moodle: a pesquisa de opinião e o fórum de discussão; e da gravação das aulas. A partir da análise desses dados, entendemos que o Superlogo pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois permite o desenvolvimento de um ambiente de explorações e discussões de conceitos que podem ser de difícil compreensão quando discutidos apenas de maneira teórica.
Resumo (inglês)
In this study we aimed to investigate the potential of SuperLogo as a mathematics educational software, focused on the study of algebraic concepts. This work is, therefore, oriented by the following question: "how can SuperLogo contribute to the understanding of algebraic properties?". We then made a qualitative research in which we opted to do a case study as the methodological approach. We developed this work with Bachelor of Education Degree in Mathematics students at Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Guaratinguetá campus. From the collected data obtained by using two Moodle's virtual tools: survey research and discussion forum; and recording of classes, we can then comprehend, utilising data analysis, that SuperLogo can assist in the teaching and learning process, because it allows the development of an environment filled with exploration and discussion of concepts that can be hard to grasp when discussed only in a theoretical manner.
Descrição
Palavras-chave
Educação matemática, Tecnologias digitais, Construcionismo, SuperLogo, Mathematical education, Digital technologies, Contructionism, Matemática - Estudo e ensino, Matemática construtiva, Jogos em educação matemática
Idioma
Português