Logo do repositório
 

Desempenho em leitura e escrita de escolares com transtorno fonológico

dc.contributor.authorSalgado, Cíntia [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:17:00Z
dc.date.available2014-05-20T15:17:00Z
dc.date.issued2004-12-01
dc.description.abstractO transtorno fonológico ocorre quando há dificuldade quanto à aquisição e uso dos sons da fala. O objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho em leitura e escrita de escolares com transtorno fonológico. Participaram do estudo 28 escolares na faixa etária de 7 a 9 anos de idade com trocas na fala. A amostra foi composta de 70% do sexo masculino e 30% do feminino. Os resultados revelaram que entre 57% e 85% dos escolares da 1 a à 3 a séries apresentaram transtorno fonológico presente na oralidade e na escrita, enquanto que 100% dos escolares da 4 a série apresentaram transtorno fonológico evidenciado apenas na leitura e na escrita. Os achados deste estudo demonstraram que a linguagem oral está intrinsecamente relacionada com o desenvolvimento da leitura e da escrita e que alterações no processamento fonológico da criança podem desencadear alterações no desenvolvimento da leitura e escrita.pt
dc.description.abstractThe phonological disorder occurs when there is some difficulty to get and to use the sounds in sPEEch. The purpose of this study is to feature the performance on reading and writing of the students with phonological disorder. Twenty-eight students, ranged in age from 7 to 9 years, with changes in sPEEch, took part in this study. The sample was composed of 70% of boys and 30% of girls. The results revealed that from 57% to 85% of the students on the 1 st. and 3 rd. grades, showed phonological disorder on orality and writing, while 100% of the students on the 4 th grade, showed phonological disorder only in writing and reading. The findings of this study demonstrated that oral language is intrinsically related to the reading and writing performance, and changes of the phonological processing in a child can cause alterations on the reading and writing performance.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent179-188
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572004000200006
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 8, n. 2, p. 179-188, 2004.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-85572004000200006
dc.identifier.fileS1413-85572004000200006.pdf
dc.identifier.issn1413-8557
dc.identifier.lattes9057316530389548
dc.identifier.scieloS1413-85572004000200006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30273
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional
dc.relation.ispartofsjr0,225
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectTranstorno fonológicopt
dc.subjectEscolarespt
dc.subjectLearningen
dc.subjectPhonological disorderen
dc.subjectStudentsen
dc.titleDesempenho em leitura e escrita de escolares com transtorno fonológicopt
dc.title.alternativePerformance on reading and writing in schools with phonological disorderen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9057316530389548
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572004000200006.pdf
Tamanho:
112.13 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: