Estudo da performance da família de motores turbofan Rolls-Royce Trent
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Autores
Orientador
Schiavo, Luiz Augusto Camargo Aranha 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Aeronáutica - CESJBV
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A ideia de propulsão a jato originou-se no início do século 20. Em 1950, a Rolls-Royce foi a primeira
empresa a introduzir o conceito de motor turbofan com o motor Conway, além disso, com a família
de motores turbofan Trent a Rolls-Royce estabeleceu novos padrões de desempenho para a aviação
civil. O presente trabalho tem como objetivo o estudo histórico da família de motores Rolls-Royce
trent e a análise da performance desses motores. Para análise da família Trent foi utilizado um modelo
do ciclo termodinâmico real para motores turbofan de 3 eixos. Como resultado foi obtido dados de
eficiências propulsiva e térmica, o consumo específico de combustível e o empuxo específico dos
motores para condições de voo em cruzeiro e decolagem. Em conjunto com as características técnicas,
os resultados apontam para uma uma evolução na razão de compressão, um aumento da razão de
bypass e do diâmetro do fan. Os resultados também mostram que uma melhora das eficiências e
diminuição do consumo de combustível.
Resumo (inglês)
The jet propulsion idea originated in the early 20th century. In 1950, Rolls-Royce was the first company
to introduce the turbofan engine with the Conway engine. Later, Rolls-Royce set new performance
standards for civil aviation with the turbofan Trent family engines. The present work has as objective
the historical study of the RR Trent family and the performance analysis of these engines. For the
analysis of the Trent family, it was used a model of the real thermodynamic cycle for the 3 spool
turbofan engine. As a result, the propulsive and thermal efficiencies, the specific fuel consumption,
and the specific thrust of the engines for cruise and takeoff flight conditions are obtained. Together
with the technical characteristics, the results point to an evolution in the compression ratio, an increase
in the bypass ratio, and the fan diameter. The results also show an improvement in efficiencies and a
decrease in fuel consumption.
Descrição
Palavras-chave
Propulsão à jato, Desempenho - Medição, Aviões Motores
Idioma
Português