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Estudo da performance da família de motores turbofan Rolls-Royce Trent

dc.contributor.advisorSchiavo, Luiz Augusto Camargo Aranha [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Laura de Oliveira
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-07-22T14:10:24Z
dc.date.available2022-07-22T14:10:24Z
dc.date.issued2022-07-15
dc.description.abstractA ideia de propulsão a jato originou-se no início do século 20. Em 1950, a Rolls-Royce foi a primeira empresa a introduzir o conceito de motor turbofan com o motor Conway, além disso, com a família de motores turbofan Trent a Rolls-Royce estabeleceu novos padrões de desempenho para a aviação civil. O presente trabalho tem como objetivo o estudo histórico da família de motores Rolls-Royce trent e a análise da performance desses motores. Para análise da família Trent foi utilizado um modelo do ciclo termodinâmico real para motores turbofan de 3 eixos. Como resultado foi obtido dados de eficiências propulsiva e térmica, o consumo específico de combustível e o empuxo específico dos motores para condições de voo em cruzeiro e decolagem. Em conjunto com as características técnicas, os resultados apontam para uma uma evolução na razão de compressão, um aumento da razão de bypass e do diâmetro do fan. Os resultados também mostram que uma melhora das eficiências e diminuição do consumo de combustível.pt
dc.description.abstractThe jet propulsion idea originated in the early 20th century. In 1950, Rolls-Royce was the first company to introduce the turbofan engine with the Conway engine. Later, Rolls-Royce set new performance standards for civil aviation with the turbofan Trent family engines. The present work has as objective the historical study of the RR Trent family and the performance analysis of these engines. For the analysis of the Trent family, it was used a model of the real thermodynamic cycle for the 3 spool turbofan engine. As a result, the propulsive and thermal efficiencies, the specific fuel consumption, and the specific thrust of the engines for cruise and takeoff flight conditions are obtained. Together with the technical characteristics, the results point to an evolution in the compression ratio, an increase in the bypass ratio, and the fan diameter. The results also show an improvement in efficiencies and a decrease in fuel consumption.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/235702
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPropulsão à jatopt
dc.subjectDesempenho - Mediçãopt
dc.subjectAviões Motorespt
dc.titleEstudo da performance da família de motores turbofan Rolls-Royce Trentpt
dc.title.alternativeRolls-Royce Trent turbofan engine family performance studyen
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, São João da Boa Vistapt
unesp.undergraduateEngenharia Aeronáutica - CESJBVpt

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