Estudo da performance da família de motores turbofan Rolls-Royce Trent
dc.contributor.advisor | Schiavo, Luiz Augusto Camargo Aranha [UNESP] | |
dc.contributor.author | Almeida, Laura de Oliveira | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T14:10:24Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T14:10:24Z | |
dc.date.issued | 2022-07-15 | |
dc.description.abstract | A ideia de propulsão a jato originou-se no início do século 20. Em 1950, a Rolls-Royce foi a primeira empresa a introduzir o conceito de motor turbofan com o motor Conway, além disso, com a família de motores turbofan Trent a Rolls-Royce estabeleceu novos padrões de desempenho para a aviação civil. O presente trabalho tem como objetivo o estudo histórico da família de motores Rolls-Royce trent e a análise da performance desses motores. Para análise da família Trent foi utilizado um modelo do ciclo termodinâmico real para motores turbofan de 3 eixos. Como resultado foi obtido dados de eficiências propulsiva e térmica, o consumo específico de combustível e o empuxo específico dos motores para condições de voo em cruzeiro e decolagem. Em conjunto com as características técnicas, os resultados apontam para uma uma evolução na razão de compressão, um aumento da razão de bypass e do diâmetro do fan. Os resultados também mostram que uma melhora das eficiências e diminuição do consumo de combustível. | pt |
dc.description.abstract | The jet propulsion idea originated in the early 20th century. In 1950, Rolls-Royce was the first company to introduce the turbofan engine with the Conway engine. Later, Rolls-Royce set new performance standards for civil aviation with the turbofan Trent family engines. The present work has as objective the historical study of the RR Trent family and the performance analysis of these engines. For the analysis of the Trent family, it was used a model of the real thermodynamic cycle for the 3 spool turbofan engine. As a result, the propulsive and thermal efficiencies, the specific fuel consumption, and the specific thrust of the engines for cruise and takeoff flight conditions are obtained. Together with the technical characteristics, the results point to an evolution in the compression ratio, an increase in the bypass ratio, and the fan diameter. The results also show an improvement in efficiencies and a decrease in fuel consumption. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/235702 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Propulsão à jato | pt |
dc.subject | Desempenho - Medição | pt |
dc.subject | Aviões Motores | pt |
dc.title | Estudo da performance da família de motores turbofan Rolls-Royce Trent | pt |
dc.title.alternative | Rolls-Royce Trent turbofan engine family performance study | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, São João da Boa Vista | pt |
unesp.undergraduate | Engenharia Aeronáutica - CESJBV | pt |
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