Logotipo do repositório
 

Publicação:
Animação quadro a quadro: uma experiência didática no ensino da História

dc.contributor.advisorJúnior, Juvenal Zanchetta [UNESP]
dc.contributor.authorNóbrega, Débora da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.issued2007-03-16
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga como se dá a construção do conhecimento histórico - o que pressupõe a apreensão do conceito de tempo histórico - por alunos do ensino fundamental e médio de uma escola pública de Marília - SP. Por meio de uma dinâmica pedagógica dialógica e que utiliza a produção de filmes de animação quadro a quadro como base para a construção de discursos históricos pelos alunos, busca aliar o estudo da História às várias linguagens presentes na atualidade. Os diálogos estabelecidos nas aulas, diante de fontes históricas primárias e secundárias, são analisados de acordo com o conceito de circularidade cultural e pelo paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg, cuja fonte teórica são os estudos da linguagem de Mickail Bakhtin.pt
dc.description.abstractThe present research investigates how the construction of historic knowledge happens - what implies apprehending of the concept of historic time - by elementary and high school students of a public school in Marília, SP, Brazil. By means of a dialogical pedagogical dynamics, and using the production of stop motion pictures as the basis upon which the students construct historic speeches, it aims at enlacing the study of History and the numerous languages occurring at present. The dialogues established during classes, before primary and secondary historical sources, are analyzed according to the concept of cultural circularity and the sign's paradigm proposed by Carlo Ginzburg, whose theoretical sources are Mickail Bakhtin language studies.en
dc.format.extent123 f. : il. color.
dc.identifier.aleph000492088
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationNÓBREGA, Débora da Silva. Animação quadro a quadro: uma experiência didática no ensino da História. 2007. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2007.
dc.identifier.filenobrega_ds_me_mar.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91272
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGinzburg, Carlo, 1939-pt
dc.subjectBakhtin, M. M. (Michail Mikhailovick), 1895-1975pt
dc.subjectHistória - Estudo e ensino (Primeiro grau)pt
dc.subjectParadgma indiciáriopt
dc.subjectEnsino fundamental - construção do conhecimento históricopt
dc.subjectDinâmica pedagógica dialógicapt
dc.subjectHistoric knowledgeen
dc.subjectStop motion picturesen
dc.subjectSign's paradigmen
dc.titleAnimação quadro a quadro: uma experiência didática no ensino da Históriapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
nobrega_ds_me_mar.pdf
Tamanho:
2.67 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format