Logotipo do repositório
 

Publicação:
CLIL in Education for Science: a case study in a (post-) graduate program

dc.contributor.authorConcário, Marcelo [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Ana Elisa Piedade Sodero [UNESP]
dc.contributor.authorIgnácio, Ismair [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.date.accessioned2023-07-29T11:15:00Z
dc.date.available2023-07-29T11:15:00Z
dc.date.issued2022-12-05
dc.description.abstractContent and language integrated learning (CLIL) has a long tradition in European countries, especially in primary and secondary education. In this paper we draw attention to the limited use of the term in higher education, especially at (post-)graduate level. By describing and discussing a course entirely taught in English to students in a program titled Education for Science in Brazil, the authors expect to contribute to a broader understanding of the interrelations between specialized content and advanced communicative skills in English for academic purposes. By focusing on qualitative data on the collaborative writing of a paper in English, it is expected that this kind of classroom-based case study will contribute to better informed decisions related to internationalization of (post-)graduate programs among institutions that underscore the importance of English to help promote visibility and cooperation.en
dc.description.abstractA aprendizagem integrada de conteúdos e de línguas (AICL) tem grande tradição na educação básica europeia. Neste artigo chamamos atenção para o uso indevidamente limitado do termo no ensino superior, sobretudo na pós-graduação. Ao descrever criticamente ações em uma disciplina num programa de pós em Educação para a Ciência, integralmente realizadas em inglês, buscamos contribuir para uma compreensão mais ampla das inter-relações entre conteúdos especializados e competências comunicativas avançadas em inglês acadêmico. Com base em dados qualitativos sobre a escrita colaborativa deste artigo em inglês, esperamos que o estudo de caso em sala de aula possa promover decisões mais amadurecidas quanto à internacionalização de programas de pós nas instituições que enfatizam a importância da língua inglesa para a visibilidade e cooperação acadêmica.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220058
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320220058
dc.identifier.fileS1516-73132022000100256.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.scieloS1516-73132022000100256
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244899
dc.language.isoeng
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEnglish for specific purposesen
dc.subject(Post-)graduate educationen
dc.subjectAcademic language functionsen
dc.subjectEnsino de inglêspt
dc.subjectCLILpt
dc.subjectAICLpt
dc.subjectEducação para a ciênciapt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.titleCLIL in Education for Science: a case study in a (post-) graduate programen
dc.title.alternativeCLIL em Educação para a Ciência: um estudo de caso em um programa de pós-graduaçãopt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-7051-7879[1]
unesp.author.orcid0000-0002-2477-9421[2]
unesp.author.orcid0000-0003-1078-5465[3]
unesp.departmentDesign - FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132022000100256.pdf
Tamanho:
219.63 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format