A mulher e o barro: resistências e reinvenções no aprender/ensinar/criar
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Bredariolli, Rita Luciana Berti 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O relatório traz uma síntese da pesquisa realizada, em diálogo com cerca de 20 mulheres, que trabalham com a cerâmica, em diferentes contextos brasileiros e da América do Sul, evidenciando a potência do barro nos processos de ensinar/aprender/criar. Em pequenas residências e conversas com essas mulheres, é tecido um diálogo construído a partir de trocas, costuras, frestas e tecido na imprevisibilidade da existência, fundamentado, entre outros, na escuta multidimensional proposta por Rodolfo Caesar.
Resumo (inglês)
The report presents a synthesis of research conducted in dialogue with approximately 20 women who work with ceramics in different Brazilian and South American contexts, highlighting the power of clay in teaching/learning/creation processes. Based on residencies and conversations with these women, a dialogue is woven between exchanges, connections, craks, and the unpredictability of existence, grounded, among other aspects, in the multidimensional listening proposed by Rodolfo César.
Descrição
O relatório foi construido em duas partes, a primeira com um texto reflexivo sobre a pesquisa de pós-doutorado e a segunda um diário de bordo, com o registro do percurso de trabalho, envolvendo todas as ações desenvolvidas no período do pós-doutoramento.
Palavras-chave
Mulheres, Ceramistas mulheres, Cerâmica brasileira, Arte
Idioma
Português
Citação
MACEDO, Juliana Gouthier. A mulher e o barro: resistências e reinvenções no aprender/ensinar/criar. 2025. 123 f. Relatório de Pós-doutorado (Pós-Doc em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, 2025.


