Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma proposta de unidade didática multiestratégica para o ensino de princípios da espectroscopia em uma abordagem CTS

dc.contributor.advisorGomes Neto, José Anchieta [UNESP]
dc.contributor.advisorBego, Amadeu Moura [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Evilim Martinez de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-06T01:09:33Z
dc.date.available2021-07-06T01:09:33Z
dc.date.issued2021-03-03
dc.description.abstractThe teaching of spectroscopy, even though it is not part of the official school curricula, is very important for students to assimilate phenomena related to the constitution of the subject and confront this knowledge with the advances promoted by science. However, numerous research have shown that high school graduates have difficulties in formulating concepts related to problems at a microscopic level and that these difficulties may be related to the decontextualization to which this content is usually approached in the classroom. In this sense, this work aims to propose a lesson planning, which can be a useful tool to help in the organization and reflection on this content. The planning was proposed in the form of a Multistrategy Didactic Unit, which is elaborated from seven tasks, being them: (i) characterization of the school context, (ii) epistemological scientific analysis, (iii) didacticpedagogical analysis, (iv) methodological approach, (v) definition of objectives, (vi) definition of didactic strategies and (vii) definition of evaluation strategies. The Multistrategy Didatic Unit was based on the Science-Technology and Society (CTS) methodological approach.en
dc.description.abstractO ensino de espectroscopia, mesmo não fazendo parte dos currículos escolares oficiais, é muito importante para que os alunos assimilem fenômenos relacionados à constituição da matéria e confronte esse conhecimento com os avanços promovidos pela ciência. Porém, inúmeras pesquisas têm mostrado que os estudantes egressos do ensino médio têm dificuldades em formular conceitos relacionados a problemas em nível microscópico e que essas dificuldades podem estar relacionadas com a descontextualização a qual esse conteúdo normalmente é abordado em sala de aula. Nesse sentido, este trabalho objetiva propor um planejamento didático-pedagógico, que pode ser uma ferramenta útil para auxiliar na organização e reflexão sobre esse conteúdo. O planejamento foi proposto na forma de uma Unidade Didática Multiestratégica, que é elaborada a partir de sete tarefas: (i) caracterização do contexto escolar, (ii) análise científico epistemológica, (iii) análise didático-pedagógica, (iv) abordagem metodológica, (v) definição dos objetivos, (vi) definição das estratégias didáticas e (vii) definição das estratégias avaliativas. A Unidade Didática Multiestratégica se baseou na abordagem metodológica Ciência-Tecnologia e Sociedade (CTS).pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/210952
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectUnidades Didáticas Multiestratégicaspt
dc.subjectEspectroscopiapt
dc.subjectModelos atômicospt
dc.subjectCTSpt
dc.subjectPlanejamento didático-pedagógicopt
dc.titleUma proposta de unidade didática multiestratégica para o ensino de princípios da espectroscopia em uma abordagem CTSpt
dc.title.alternativeA proposal for a multistrategic didactic unit for the teaching of cts methodologic approach on spectroscopy's principlesen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química, Araraquarapt
unesp.undergraduateQuímica - iqpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_em_tcc_araiq.pdf
Tamanho:
3.57 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Autorização TCC Evilim Oliveira.pdf
Tamanho:
317.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: