Publicação: O currículo do Estado de São Paulo (2012): análise e metodologias do ensino de história
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Data
2016-02-23
Autores
Orientador
Martino, Vânia de Fátima 

Coorientador
Pós-graduação
Planejamento e Análise de Políticas Públicas - FCHS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Currículo oficial do Estado de São Paulo (2012) é política pública que orienta e materializa as ações do governo paulista no que diz respeito às diretrizes educacionais de sua rede pública de ensino. O presente trabalho analisa o Currículo do Estado de São Paulo a fim de avaliar se as suas diretrizes textualmente inseridas do documento curricular, referente ao ensino de História, materializam-se nas ferramentas pedagógicas de implantação dessa política pública, frente às instituições escolares paulistas de educação básica, a saber: os cadernos do professor, do aluno e do gestor. Posto isso, pretende-se a construção de um referencial metodológico de ensino de História, frente aos dilemas e impasses vividos pelo professor da rede pública paulista, uma vez que as reflexões acerca de tal documento, referente ao ensino de História, demonstram um discurso descolado entre a prática de ensino e as diretrizes propostas em seu “currículo em ação”, para um processo educacional que diz preconizar a construção crítica e cidadã do aluno.
Resumo (inglês)
The official curriculum of the state of São Paulo (2012) is a public policy that guides and materializes the actions of the state government concerning the educational guidelines of the public school system. This paper analyzes the curriculum of the state of São Paulo aiming at evaluating if its written inserted guidelines from the curriculum documents, regarding History teaching, materialize in the pedagogical tools of implementation of this public policy related to the basic education schools regarding the teacher’s and mentor’s manuals and the students’ notebooks. Therefore, we intend to create a methodological framework on History teaching regarding the dilemmas and impasses experienced by the teachers of the public school system on account that these reflections about such document, regarding the History teaching, demonstrate a disconnected speech between the teaching methodology and the proposed guidelines in its “curriculum in action” towards an educational process which is said to profess the critic construction and citizenship of the student.
Descrição
Idioma
Português