Publicação:
Modelo mecânico para estruturas lineares em concreto armado - uma abordagem acoplada entre a mecânica do dano e algoritmos de otimização

dc.contributor.authorNogueira, Caio Gorla [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:59:33Z
dc.date.available2016-03-02T12:59:33Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractModelos escritos através dos conceitos da Mecânica do Dano no Contínuo representam atualmente uma alternativa consistente para a simulação numérica do comportamento de estruturas constituídas por materiais quase frágeis, onde a perda de rigidez em função da fissuração crescente é o fator preponderante da resposta não-linear de seus elementos estruturais. No entanto, modelos de dano apresentam forte dependência de parâmetros internos usados para descrever os critérios e evolução das variáveis de dano, que devem ser calibrados adequadamente para uma resposta mecânica coerente da estrutura. Neste contexto, o artigo mostra um estudo sobre a calibração de parâmetros do modelo de dano de Mazars e sua aplicação na análise numérica de vigas e pórticos planos em concreto armado. O Método dos Mínimos Quadrados é adotado para resolver o problema, em conjunto com a técnica de Gauss-Newton. Em virtude da ausência de resultados experimentais para diversas classes de resistência do concreto, como referência para o processo de calibração, são adotados alguns modelos constitutivos teóricos tanto à tração quanto à compressão. Esse processo de calibração de parâmetros é incorporado a um modelo mecânico em elementos finitos para análise de barras em concreto armado, com a consideração conjunta dos mecanismos complementares de resistência ao cisalhamento, como efeito de pino, armadura transversal e engrenamento de agregados. Uma lei constitutiva exponencial para o decaimento da resistência à tração do concreto é proposta com o objetivo de simular o comportamento do tipo tension softening do material. Testes de simulação envolvendo o modelo proposto foram realizados, comparando-se com resultados experimentais e numéricos mostrando a boa precisão e capacidade de obtenção de cargas últimas em estruturas de barras em concreto armado.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Engenharia de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Departamento de Engenharia Civil, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Engenharia de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Departamento de Engenharia Civil, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.format.extent14-27
dc.identifierhttp://www.revistaeep.com/v12n2_jul_dez_2012.html
dc.identifier.citationEngenharia Estudo e Pesquisa, v. 12, n. 2, p. 14-27, 2012.
dc.identifier.issn1415-3025
dc.identifier.lattes7167694108659586
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135052
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEngenharia Estudo e Pesquisa
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectMecânica do danopt
dc.subjectConcreto armadopt
dc.subjectMecanismos complementarespt
dc.subjectCisalhamentopt
dc.subjectMétodo dos mínimos quadradospt
dc.subjectCalibração de parâmetrospt
dc.titleModelo mecânico para estruturas lineares em concreto armado - uma abordagem acoplada entre a mecânica do dano e algoritmos de otimizaçãopt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7167694108659586[1]
unesp.author.orcid0000-0002-1888-7637[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Baurupt
unesp.departmentEngenharia Civil e Ambiental - FEBpt

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