Publicação: Modelo mecânico para estruturas lineares em concreto armado - uma abordagem acoplada entre a mecânica do dano e algoritmos de otimização
dc.contributor.author | Nogueira, Caio Gorla [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T12:59:33Z | |
dc.date.available | 2016-03-02T12:59:33Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Modelos escritos através dos conceitos da Mecânica do Dano no Contínuo representam atualmente uma alternativa consistente para a simulação numérica do comportamento de estruturas constituídas por materiais quase frágeis, onde a perda de rigidez em função da fissuração crescente é o fator preponderante da resposta não-linear de seus elementos estruturais. No entanto, modelos de dano apresentam forte dependência de parâmetros internos usados para descrever os critérios e evolução das variáveis de dano, que devem ser calibrados adequadamente para uma resposta mecânica coerente da estrutura. Neste contexto, o artigo mostra um estudo sobre a calibração de parâmetros do modelo de dano de Mazars e sua aplicação na análise numérica de vigas e pórticos planos em concreto armado. O Método dos Mínimos Quadrados é adotado para resolver o problema, em conjunto com a técnica de Gauss-Newton. Em virtude da ausência de resultados experimentais para diversas classes de resistência do concreto, como referência para o processo de calibração, são adotados alguns modelos constitutivos teóricos tanto à tração quanto à compressão. Esse processo de calibração de parâmetros é incorporado a um modelo mecânico em elementos finitos para análise de barras em concreto armado, com a consideração conjunta dos mecanismos complementares de resistência ao cisalhamento, como efeito de pino, armadura transversal e engrenamento de agregados. Uma lei constitutiva exponencial para o decaimento da resistência à tração do concreto é proposta com o objetivo de simular o comportamento do tipo tension softening do material. Testes de simulação envolvendo o modelo proposto foram realizados, comparando-se com resultados experimentais e numéricos mostrando a boa precisão e capacidade de obtenção de cargas últimas em estruturas de barras em concreto armado. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Engenharia de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Departamento de Engenharia Civil, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Engenharia de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Departamento de Engenharia Civil, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 14-27 | |
dc.identifier | http://www.revistaeep.com/v12n2_jul_dez_2012.html | |
dc.identifier.citation | Engenharia Estudo e Pesquisa, v. 12, n. 2, p. 14-27, 2012. | |
dc.identifier.issn | 1415-3025 | |
dc.identifier.lattes | 7167694108659586 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/135052 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Engenharia Estudo e Pesquisa | |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Mecânica do dano | pt |
dc.subject | Concreto armado | pt |
dc.subject | Mecanismos complementares | pt |
dc.subject | Cisalhamento | pt |
dc.subject | Método dos mínimos quadrados | pt |
dc.subject | Calibração de parâmetros | pt |
dc.title | Modelo mecânico para estruturas lineares em concreto armado - uma abordagem acoplada entre a mecânica do dano e algoritmos de otimização | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7167694108659586[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-1888-7637[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Bauru | pt |
unesp.department | Engenharia Civil e Ambiental - FEB | pt |