Publicação: A década do oceano e a alfabetização oceânica diante da educação formal : uma análise do currículo do estado de São Paulo
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Data
Autores
Orientador
Simão, Felipe Pinto
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Diante da necessidade de conscientização da população global acerca da relevância da conservação dos oceanos, iniciou-se, em 2021 e por iniciativa da ONU, a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). A educação é uma área fundamental para tal conscientização, mas a falta de disciplinas relacionadas ao oceano em espaços formais de educação pode ser um problema para atingir os objetivos da iniciativa. Visando superar esta barreira, a alfabetização científica apresenta-se, atualmente, como um recurso consolidado de relevância global, com potencial significativo de inclusão da conscientização na educação formal. Desta forma, o presente trabalho objetiva identificar os conteúdos no currículo escolar do Estado de São Paulo, nas disciplinas de Ciências e Biologia, relacionados com a Década do Oceano e determinar a conjuntura da educação formal no estado diante do início desta. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa documental de caráter qualitativo, por meio da análise dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular, do Currículo Paulista, do Currículo Santista e dos materiais dos Cadernos do Aluno e Professor do Currículo em Ação do Estado de São Paulo. Nesta análise, foram observadas informações relevantes associadas aos conteúdos com as unidades de registro estabelecidas, sendo possível categorizá-las de acordo com os princípios essenciais da alfabetização oceânica. Deste modo, foram obtidos dados que permitem inferir que a educação formal no Estado de São Paulo detém potencial para colocar em prática um currículo escolar que fomente os objetivos da Década do Oceano, mas não o explora.
Resumo (inglês)
Faced with the need to raise awareness of the global population about the importance of ocean conservation, in 2021 and through the UN, the United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable Development (2021-2030) began. Education is a fundamental area for such awareness, but the absence of school contents aimed at it poses a problem for the objectives of the decade. In order to overcome this barrier, scientific literacy is currently presented as a consolidated resource of global relevance, with significant potential for including awareness in formal education. In this way, the present work aims to identify the contents in the school curriculum of the State of São Paulo, in the disciplines of Science and Biology, related to the Decade of the Ocean and to determine the conjuncture of formal education in the state before the beginning of this one. For this, a qualitative documentary research was developed, through the analysis of the contents of the National Common Curricular Base, the Paulista Curriculum, the Santista Curriculum and the materials of the Student and Teacher Notebooks. In this analysis, relevant information associated with the contents with the established registration units was observed, making it possible to categorize them according to the essential principles of oceanic literacy. In this way, data were obtained that allow us to infer that formal education in the State of São Paulo has the potential to put into practice a school curriculum that promotes the objectives of the Ocean Decade, but does not explore it.
Descrição
Palavras-chave
Biologia, Educação, Sistemas de ensino, Meio ambiente, Oceano, Ocean literacy, Ocean education, Oceanic decade, Formal education, School curriculum
Idioma
Português