Logotipo do repositório
 

Publicação:
Trabalho de teleatendente: proposta de um protocolo de avaliação ergonômica

dc.contributor.advisorSantos, João Eduardo Guarnetti dos [UNESP]
dc.contributor.advisorSilva, José Carlos Plácido da [UNESP]
dc.contributor.authorBormio, Mariana Falcão [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:27Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:27Z
dc.date.issued2012-12-18
dc.description.abstractUm dos setores que mais crescem mundialmente e o de serviços relacionados ao teleatendimento. A importância de tal crescimento é tamanha, que em 2007 o Ministério do Trabalho e Emprego Brasileiro criou um segundo anexo para a Norma Regulamentadora - NR 17, que enfoca o tema ergonomia, no qual define parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento / telemarketing nas suas diversas modalidades de serviço, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente. Em contramão ao contexto apresentado, pode-se dizer que são poucos os estudos relacionados ao tema no Brasil, sendo que os poucos existentes apresentam-se restritos a um tipo de enfoque, sendo os mais comuns os de caráter antropométrico ou psicológico. Assim, esta pesquisa teve por objetivo investigar o ambiente de callcenter, especificamente o teleatendente, de maneira a desenvolver um método de avaliação ergonômica, capaz de realizar diagnósticos a respeito da interface atividade, o posto de trabalho (mobiliário e ambiente) e o trabalhador. Entende-se que a geração de dados possibilita o fornecimento de diretrizes para ações preventivas e corretivas, que busquem a criação de condições de segurança, saúde e satisfação para o trabalhador e consequente melhora e aumento da produtividade. Entre suas aplicações focou-se a elaboração de laudos técnicos e o ergodesign de mobiliários, ferramentas e ambientes de trabalhopt
dc.description.abstractOne of the fastest growing sectors worldwide is from services related to telemarketing. The importance of this whole context is such that in 2007 the Ministry of Brasilian Labor and Employment created a second attachment to Norm - NR 17, which focuses on the theme of ergonomics, which defines the minimum-standards for working in telemarketing activities on different forms of service, to provide maximum confort, health, safety and efficient performance. In the presented opposite context can be said that there are few studies relted to the subject in Brazil, and the few existing features is restricted to one type of approach, the most common being the antropometric or psychological. This was aimed to investigate the call center environment, specifically the teleatendent in order to develop a method for ergonomic evaluation, able to perform diagnostics interface with respectto the generation of data enables the provision of guidelines for preventive and corrective actions, which seek to create conditions of safety, health and satisfaction for the worker and consequent improvement and increased productivity. Among its applications focused on the preparation of technical reports and ergodesign furnishings, tools and work environmentsen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent209 f. : il.
dc.identifier.aleph000706424
dc.identifier.capes33004056082P0
dc.identifier.citationBORMIO, Mariana Falcão. Trabalho de teleatendente: proposta de um protocolo de avaliação ergonômica. 2012. 209 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.
dc.identifier.filebormio_mf_dr_bauru.pdf
dc.identifier.lattes1251423347793821
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101415
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectErgonomiapt
dc.subjectVendas por telefonept
dc.subjectTelemarketingpt
dc.subjectSegurança do trabalhopt
dc.subjectConforto humanopt
dc.subjectAmbiente de trabalhopt
dc.subjectHuman engineeringpt
dc.titleTrabalho de teleatendente: proposta de um protocolo de avaliação ergonômicapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1251423347793821
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaDesenho de produtopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bormio_mf_dr_bauru.pdf
Tamanho:
3.93 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format