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Publicação:
Equidade de gênero na engenharia: uma revisão sistemática da base de dados Scopus no período de 2000-2021

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Orientador

Santos, Lucinéia dos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia Biotecnológica - FCLAS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Buscou-se vislumbrar de que maneira a Equidade de Gênero na Engenharia vem sendo abordada pela comunidade científica global. Para tal, cartografou-se a produção científica na base de dados Scopus, sob o recorte cronológico de 2000 e 2021. Foram identificados os documentos que possuem as palavras Gender, Equity e Engineer em palavras-chave, título e resumo. Com isso, pode-se compreender como vem sendo a alocação de esforço para a abordagem da problemática de falta de representatividade feminina em ambientes que se estabeleceram como masculinos ao longo dos anos. Compreende-se que a produção científica sobre o tema está em ascensão e que os Estados Unidos e o Reino Unido apresentam-se como referência produção acadêmica sobre o tema. O Brasil encontra-se em 12º lugar. Conclui-se que existem muitas oportunidades de melhoria na forma de alocação de esforço sobre o tema, e que olhar para os documentos de outros países pode contribuir para uma reflexão crítica sobre a forma como o problema vem sendo endereçado no Brasil.

Resumo (inglês)

We sought to see how Gender Equity in Engineering has been approached by the global scientific community. To this end, the scientific production was mapped in the Scopus database, under the chronological cut of 2000 and 2021. Documents containing the words Gender, Equity and Engineer in keywords, titles and abstracts were identified. Therefore, it is possible to understand how effort has been allocated to address the problem of lack of female representation in environments that have established themselves as male over the years. The scientific production on the subject is understood to be on the rise and the United States and the United Kingdom are proposed as a reference for academic production on the subject. Brazil is in 12th place. It is concluded that there are opportunities for improvement in the form of allocation of effort on the subject, and that looking at documents from other countries can contribute to a critical reflection on the way the problem has been addressed in Brazil.

Descrição

Palavras-chave

Gênero, Equidade, Engenharia, Produção do conhecimento, Bibliometria, Gender

Idioma

Português

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