Logotipo do repositório
 

Publicação:
Programa de intervenção fonológica associado à correspondência grafema-fonema em escolares de risco para a dislexia

dc.contributor.authorFukuda, Maryse Tomoko Matsuzawa [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:13:50Z
dc.date.available2014-05-20T15:13:50Z
dc.date.issued2012-01-01
dc.description.abstractEste estudo objetivou identificar os escolares com sinais de risco para a dislexia e verificar a eficácia do programa de treinamento fonológico associado à correspondência grafema-fonema nessa população. Participaram deste estudo 60 escolares divididos em: GI, composto por 30 escolares submetidos ao programa de treinamento, e GII, composto por 30 escolares não submetidos ao programa de treinamento. Os resultados revelaram que, após o período de realização do programa de treinamento, o GI apresentou diferenças estatisticamente significantes em todas as habilidades propostas na avaliação. Conclui-se que o programa de treinamento das habilidades fonológicas e correspondência grafema-fonema foi eficaz para a identificação dos escolares com sinais de dislexia, comprovando-se pela melhora das habilidades cognitivo-linguísticas na situação de pós-testagem em relação à pré-testagem.pt
dc.description.abstractThis study aimed to identify students at risk for dyslexia and verify the efficacy of the phonological training and grapheme-phoneme correspondence program with such students. Sixty students participated in the study. They were divided into GI, consisting of 30 students who were submitted to the training program, and GII, consisting of 30 students who were not submitted to the training program. The results showed that the GI present statistically significant differences in all skills proposed in the evaluation after the training program. It is concluded that the phonological ability training and grapheme-phoneme correspondence program were effective for the identification of students with signs of dyslexia. It was proven by the improvement of the phonological abilities of reading in the post-testing situation compared to pre-testing.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent783-790
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000400018
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 25, n. 4, p. 783-790, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S0102-79722012000400018
dc.identifier.fileS0102-79722012000400018.pdf
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.lattes9057316530389548
dc.identifier.scieloS0102-79722012000400018
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28961
dc.identifier.wosWOS:000314239300018
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica
dc.relation.ispartofsjr0,258
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectleiturapt
dc.subjectavaliaçãopt
dc.subjectconsciência fonológicapt
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectreadingen
dc.subjectevaluationen
dc.subjectphonological awarenessen
dc.titlePrograma de intervenção fonológica associado à correspondência grafema-fonema em escolares de risco para a dislexiapt
dc.title.alternativePhonological intervention program associated with grapheme-phoneme correspondence in students at risk for dyslexiaen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9057316530389548
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-79722012000400018.pdf
Tamanho:
335.67 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: