Publicação: Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP
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Data
Orientador
Zago, Paula Fávaro Polastri 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Embora atualmente o cenário com relação a pandemia da COVID-19 tenha se estabilizado com a aplicação das vacinas, novos casos surgem a todo momento e a população continua a ser infectada. Os sintomas variam entre as pessoas podendo se desenvolver na forma leve até à mais grave. Poucos estudos, porém, têm buscado entender o efeito de contrair o vírus da COVID-19 e seus efeitos prolongados, por vários meses após a cura da doença. Estudos têm mostrado que situações debilitantes associadas a efeitos mais prolongados dos sintomas associados à COVID-19 (Covid Longa) podem diminuir as capacidades de aprendizado da criança, se tornando um fator de risco para atrasos desenvolvimentais. Diante de um cenário recente desta pandemia, muito pouco se sabe como o desenvolvimento motor e capacidades físicas das crianças podem ser impactados pelo vírus da COVID-19, tanto em casos leves como mais graves da doença. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo, investigaras capacidades físicas e as habilidades motoras fundamentais grossas de crianças, com e sem diagnóstico de COVID-19 e, se possível, correlacionar o desempenho motor e os níveis de capacidades físicas com sintomas de COVID longa. Participaram do estudo, 20 crianças com diagnóstico de infecção por COVID-19 (grupo experimental) e 20 crianças sem diagnóstico clínico e provável de infecção pela doença (grupo controle), com idades entre 8 e 10 anos. Os participantes foram submetidos à uma anamnese e ao teste de habilidades motoras grossas (TGMD-2) que foi dividido em dois subtestes: locomotor e controle do objeto. Ainda, os participantes realizaram a Bateria de Testes EUROFIT para avaliação das
capacidades de força de membro inferior, membro superior, equilíbrio, agilidade e velocidade. Ambos os testes, motor e de capacidades físicas foram pontuados e, posteriormente, analisados de acordo com as normas de cada teste. Análises de variância (ANOVAs) foram utilizadas para verificar diferenças entre os grupos (experimental e controle) para as variáveis dependentes: idade, peso corporal, IMC e estatura. Ainda, outro conjunto de ANOVAs oneway foi utilizado para verificar as diferenças entre os grupos e entre as idades cronológica e motoras (locomotora e de controle do objeto), bem como para as medidas de capacidades físicas investigadas. Os resultados mostraram que não houve alterações nas capacidades físicas e habilidade motoras em crianças que tiveram diagnóstico para COVID-19. Entretanto, observou-se, de maneira geral, que ambos os grupos apresentam defasagem em habilidades de controle de objeto e idade locomotora maior do que a idade de controle de objeto sugerindo a necessidade de constante avaliação e identificação de atrasos motores nesta faixa etária para que um planejamento mais adequado das atividades no ensino fundamental.
Resumo (inglês)
Although the scenario regarding the COVID-19 pandemic has currently stabilized with the application of vaccines, new cases appear all the time and the population continues to be infected. Symptoms vary between people and can range from mild to more severe. Few studies, however, have sought to understand the effect of contracting the COVID-19 virus and its prolonged effects, for several months after curing the disease. Studies have shown that debilitating situations associated with longer effects of symptoms associated with COVID-19 (Long Covid) can reduce a child's learning capabilities, becoming a risk factor for developmental delays. Given the recent scenario of this pandemic, very little is known about how children's motor development and physical capabilities can be impacted by the COVID- 19 virus, both in mild and more severe cases of the disease. Therefore, the present study aims to investigate the physical capabilities and fundamental gross motor skills of children, with and without a diagnosis of COVID-19, and, if possible, correlate motor performance and levels of physical capabilities with COVID symptoms. long. The study included 20 children diagnosed with COVID-19 infection (experimental group) and 20 children without a clinical diagnosis and probable infection with the disease (control group), aged between 8 and 10 years. Participants underwent anamnesis and the gross motor skills test (TGMD-2), which was divided into two subtests: locomotor and object control. Furthermore, participants performed the EUROFIT Test Battery to evaluate the strength capabilities of the lower limbs, upper limbs, balance, agility and speed. Both motor and physical capabilities tests were scored and subsequently analyzed according to the standards for each test. Analysis of variance (ANOVAs) were used to verify differences between groups (experimental and control) for the dependent variables: age, body weight, BMI and height. Furthermore, another set of one-way ANOVAs was used to verify the differences between groups and between chronological and motor ages (locomotor and object control), as well as for the physical capacity measures investigated. The results showed that there were no changes in the motor skills and abilities of those diagnosed with COVID-19. However, it was observed, in general, that both groups presented a lag in object control skills and locomotor age greater than the object control age which requires the need for constant assessment and identification of motor delays in this age group so that activities in elementary school can be more adequately planned.
Descrição
Palavras-chave
Covid-19, Covid longa, Crianças, Desenvolvimento motor, Capacidades físicas, Long covid, Children, Motor development, Physical abilities
Idioma
Português
Como citar
AGUILERA, Júlia de Oliveira França. Efeitos da Covid-19 no desenvolvimento motor e nas capacidades físicas de crianças do Ensino Fundamental de Bauru-SP. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.