Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficas

dc.contributor.authorBortoletto, Adriana
dc.contributor.authorCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de Campinas (UNICAMP)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:00:16Z
dc.date.available2016-03-02T13:00:16Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThe objective of this paper is to present a theoretical proposal for the training of teachers of mathematics and science at the interface of communicative action and socio-scientific issues. In this paper we argue for the need for a continuous training of teachers if we are to be interested in developing the scientific training of students from the public school system. To form communicatively competent students, by the end of schooling, becomes necessary the training of argumentatively competent teachers. Therefore, we believe that the theory of communicative action by Jurgen Habermas, will cooperate to this end.en
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apresentar uma proposta teórica para a formação de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e as questões sociocientíficas. Defendemos neste trabalho, a necessidade da formação continuada de professores caso tenhamos o interesse de desenvolver a formação científica escolar de alunos da Rede Oficial de Ensino Básico. Para a formação de alunos competentes comunicativamente, ao final, da escolarização torna-se necessária a formação de professores competentes argumentativamente. Para tanto, acreditamos que a teoria do agir comunicativo, de Jurgen Habermas, venha a colaborar nesse sentido.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.format.extent141-154
dc.identifierhttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/viewArticle/1659
dc.identifier.citationAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 09, n. 2013, p. 141-154, 2013.
dc.identifier.fileISSN2317-5125-2013-09-2013-141-154.pdf
dc.identifier.issn2317-5125
dc.identifier.lattes4152572965541626
dc.identifier.lattes4182546926933301
dc.identifier.orcid0000-0002-7249-8835
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135228
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofAmazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectAction communicativeen
dc.subjectSocio-scientificen
dc.subjectIssuesen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectAgir comunicativopt
dc.subjectQuestões sociocientíficaspt
dc.titleUma proposta de formação continuada de professores de ciências e matemática na interface do agir comunicativo e das questões sociocientíficaspt
dc.title.alternativeA proposal for the continuing education of science and mathematics teachers at the interface of the communicative action and the socioscientific issuesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4152572965541626
unesp.author.lattes4182546926933301[1]
unesp.author.orcid0000-0002-7249-8835[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2317-5125-2013-09-2013-141-154.pdf
Tamanho:
169.21 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format