Restauração digital de fotografias analógicas seguindo princípios arquivísticos
dc.contributor.advisor | Madio, Telma Campanha de Carvalho [UNESP] | |
dc.contributor.author | Franco, Vinicius Gustavo [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T18:17:50Z | |
dc.date.available | 2025-01-06T18:17:50Z | |
dc.date.issued | 2024-11-22 | |
dc.description.abstract | A fotografia desempenha um papel crucial na documentação da história, registrando e testemunhando eventos sociais. No entanto, o suporte físico das fotografias, geralmente papel, está sujeito a danos e degradação ao longo do tempo. A restauração digital surge como uma solução para difundir e preservar esses documentos históricos. Com avanços tecnológicos e softwares de edição visual, é possível restaurar fotografias danificadas, reconstruindo objetos, removendo manchas e revitalizando cores desbotadas. A digitalização das fotografias transfere-as para o ambiente virtual, onde se tornam objetos digitais manipuláveis. A metodologia de restauração inicia-se na seleção do acervo do Instituto Moreira Salles (IMS), utilizando um conjunto diverso de fotografias, classificadas segundo tipos de degradação física, química e digital. Em seguida, inicia-se a aplicação de técnicas de Pintura Digital, Mesclagem, Decupagem e Processamento de Inteligência Artificial, com foco em demonstrar e documentar individualmente cada intervenção. Esses conjuntos de dados formam a cópia autoritária, permitindo maior acesso e facilitando a difusão desses materiais fotográficos. A restauração digital é um componente essencial no aprimoramento da preservação e recuperação da informação arquivística, proporcionando um meio para a geração de novos conhecimentos e materiais científicos. Além disso, incumbe aos arquivistas a atuação nesse campo, garantindo rigor técnico que resguarda autenticidade e integridade nas práticas de restauração e conservação das fotografias digitais. | pt |
dc.description.abstract | Photography plays a crucial role in documenting history, recording and witnessing social events. However, the physical medium of photographs, typically paper, is subject to damage and degradation over time. Digital restoration emerges as a solution for the dissemination and preservation of these historical documents. With technological advancements and visual editing software, it is possible to restore damaged photographs, reconstruct objects, remove stains, and revitalize faded colors. Digitizing photographs transfers them to a virtual environment, where they become manipulable digital objects. The restoration methodology begins with the selection of the Instituto Moreira Salles (IMS) collection, using a diverse set of photographs classified according to physical, chemical, and digital degradation types. Subsequently, techniques such as Digital Painting, Blending, Cutting, and Artificial Intelligence Processing are applied, with a focus on demonstrating and documenting each intervention individually. These data sets form an authoritative copy, allowing for greater access and facilitating the dissemination of these photographic materials. Digital restoration is an essential component in enhancing the preservation and recovery of archival information, providing a means for the generation of new knowledge and scientific materials. Additionally, archivists’ involvement in this field is crucial, ensuring the technical rigor that safeguards authenticity and integrity in the practices of digital photography restoration and conservation. | en |
dc.identifier.citation | FRANCO, Vinicius Gustavo. Restauração digital de fotografias analógicas seguindo princípios arquivísticos. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024. | pt |
dc.identifier.lattes | 0392641492664608 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/259429 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Restauração digital | pt |
dc.subject | Preservação digital | pt |
dc.subject | Fotografia | pt |
dc.subject | Edição | pt |
dc.subject | Preservação | pt |
dc.subject | Imagem | pt |
dc.subject | Arquivologia | pt |
dc.subject | Digital restoration | en |
dc.subject | Photography | en |
dc.subject | Preservation | en |
dc.subject | Editing | en |
dc.title | Restauração digital de fotografias analógicas seguindo princípios arquivísticos | pt |
dc.title.alternative | Digital restoration of analog photographs following archival principles | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.undergraduate | Marília - FFC - Arquivologia | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Licença do pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- franco_vg_autorizacao_mar.pdf
- Tamanho:
- 129.96 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: