Logotipo do repositório
 

Publicação:
A imprensa em Lins: análise das dinâmicas sociais e urbanas em O Progresso, 1925-1927 O Linense, 1928-1929

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Losnak, Célio José

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Comunicação Social - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O trabalho de conclusão de curso, que tem por tema “A imprensa interiorana: análise das dinâmicas sociais e urbanas em O Progresso, 1925-1927 e O Linense, 1928-1929”, visa analisar os periódicos aqui apontados, enquanto representativos dos jornais circulantes no interior paulista do início do século XX, inseridos dentro de um contexto de urbanização das cidades do noroeste do estado de São Paulo, mais especificamente, Lins. Esses periódicos serão, portanto, objeto de estudo e, concomitantemente, as principais ferramentas de pesquisa sobre a cidade aqui estudada e de identificação das temáticas relativas ao assunto cidade/urbano. Este trabalho serve como um complemento à pesquisa de iniciação científica “A Imprensa em Lins: temas da cidade e do urbano em O Progresso, 1925-1927 e O Linense, 1928-1929”, que teve como proposta fazer o levantamento de temas sobre a vida, as transformações e as dinâmicas urbanas de Lins, município do oeste paulista, mapeando diversas dimensões da cidade publicadas nos jornais O Progresso, do período de 1925 a 1927 e O Linense, de 1928 a 1929. Dessa maneira, o trabalho visa contribuir para os estudos sobre as cidades da Zona Noroeste paulista e, a partir da análise dos jornais, realizar uma leitura da imprensa interiorana do início do século XX em São Paulo. Cabe salientar que a pesquisa está vinculada ao Projeto Temático “Saberes Eruditos e Técnicos na Configuração e Reconfiguração do Espaço Urbano – Estado de São Paulo, séculos XIX e XX (processo 05/55338-0)”, com coordenação do grupo de professores da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP-Bauru. O subtema desse projeto, sob a responsabilidade específica do orientador Célio José Losnak, chama-se “As dimensões política e cultural da circulação dos saberes nas cidades do oeste paulista: legislação, processos decisórios... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Imprensa - História, Urbanização, Desenvolvimento social, Civilização moderna, Press- History, Urbanization, Progress, Civilization, Modern

Idioma

Português

Como citar

RODRIGUES, Maria Estela de Oliveira Rosa. A imprensa em Lins: análise das dinâmicas sociais e urbanas em O Progresso, 1925-1927 O Linense, 1928-1929. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação