Publicação: A imprensa em Lins: análise das dinâmicas sociais e urbanas em O Progresso, 1925-1927 O Linense, 1928-1929
Carregando...
Data
Orientador
Losnak, Célio José 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O trabalho de conclusão de curso, que tem por tema “A imprensa interiorana: análise das dinâmicas sociais e urbanas em O Progresso, 1925-1927 e O Linense, 1928-1929”, visa analisar os periódicos aqui apontados, enquanto representativos dos jornais circulantes no interior paulista do início do século XX, inseridos dentro de um contexto de urbanização das cidades do noroeste do estado de São Paulo, mais especificamente, Lins. Esses periódicos serão, portanto, objeto de estudo e, concomitantemente, as principais ferramentas de pesquisa sobre a cidade aqui estudada e de identificação das temáticas relativas ao assunto cidade/urbano. Este trabalho serve como um complemento à pesquisa de iniciação científica “A Imprensa em Lins: temas da cidade e do urbano em O Progresso, 1925-1927 e O Linense, 1928-1929”, que teve como proposta fazer o levantamento de temas sobre a vida, as transformações e as dinâmicas urbanas de Lins, município do oeste paulista, mapeando diversas dimensões da cidade publicadas nos jornais O Progresso, do período de 1925 a 1927 e O Linense, de 1928 a 1929. Dessa maneira, o trabalho visa contribuir para os estudos sobre as cidades da Zona Noroeste paulista e, a partir da análise dos jornais, realizar uma leitura da imprensa interiorana do início do século XX em São Paulo. Cabe salientar que a pesquisa está vinculada ao Projeto Temático “Saberes Eruditos e Técnicos na Configuração e Reconfiguração do Espaço Urbano – Estado de São Paulo, séculos XIX e XX (processo 05/55338-0)”, com coordenação do grupo de professores da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP-Bauru. O subtema desse projeto, sob a responsabilidade específica do orientador Célio José Losnak, chama-se “As dimensões política e cultural da circulação dos saberes nas cidades do oeste paulista: legislação, processos decisórios... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Descrição
Palavras-chave
Imprensa - História, Urbanização, Desenvolvimento social, Civilização moderna, Press- History, Urbanization, Progress, Civilization, Modern
Idioma
Português
Como citar
RODRIGUES, Maria Estela de Oliveira Rosa. A imprensa em Lins: análise das dinâmicas sociais e urbanas em O Progresso, 1925-1927 O Linense, 1928-1929. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.