Publicação:
Comunicação para a inovação: contribuições da gestão da informação, gestão do conhecimento e competência em informação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-02-28

Orientador

Damian, Ieda Pelógia Martins

Coorientador

Pós-graduação

Ciência da Informação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho analisou a relação de gestão da informação, gestão do conhecimento, competência em informação com a comunicação para a inovação no contexto de uma empresa do setor de serviços financeiros (banco), e identificou como as etapas de gestão da informação, gestão do conhecimento e competência em informação podem contribuir com a comunicação para a inovação neste contexto. O trabalho é de natureza quali-quantitativa, do tipo descritiva-exploratória, com uso dos métodos de revisão narrativa da literatura, Survey e Discurso do Sujeito Coletivo. Como técnicas de coleta de dados foram utilizados o questionário, analisado por meio de modelagem de equações estruturais e a entrevista, analisada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que gestão da informação, gestão do conhecimento e competência em informação tem efeito positivo sobre a comunicação para a inovação, sendo que em gestão do conhecimento este efeito é maior e que no contexto analisado inciativas com foco na melhoria da gestão da informação, em especial, na organização e disponibilização de acesso à informação, podem contribuir no processo de comunicação para a inovação.

Resumo (inglês)

This research analyzed the relationship between information management, knowledge management, information literacy with communication for innovation in the context of a company in the financial services sector (bank), and identified how the steps of information management, knowledge management and information literacy can contribute to communication for innovation. The investigation is of a qualitative and quantitative nature, of the descriptive-exploratory type, using the methods of narrative review of the literature, Survey and collective subject discourse. As data collection techniques, the questionnaire was used, analyzed through structural equation modeling and the interview, analyzed through the discourse of the collective subject. The results showed that information management, knowledge management and information literacy have a positive effect on communication for innovation, and in knowledge management this effect is greater and that in the analyzed context initiatives focused on improving information management, in particular, in organizing and providing access to information, they can contribute to the communication process for innovation.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

MORAES, Silvana de Souza. Comunicação para a inovação: contribuições da gestão da informação, gestão do conhecimento e competência em informação. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação