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Publicação:
A formação urbana de Três Lagoas (MS): o ideário de uma "cidade portal" e os conflitos da terra

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Orientador

Ghirardello, Nilson

Coorientador

Pós-graduação

Arquitetura e Urbanismo - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho visa estudar o município de Três Lagoas (MS) na tentativa de compreender sua formação urbana versando sobre os principais atores e características desse processo que, somado às peculiaridades espaço-territoriais, proporcionaram uma implantação e ocupação de caráter estratégico. Devido à também estratégica passagem da Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (CEFNOB) pelo território sul-mato-grossense no início do século XX, esta pesquisa tem o intuito de explorar a gênese da cidade de Três Lagoas e seu ordenamento sob o viés do Urbanismo bem como da Arquitetura. Localizada na região do Alto Paraná, Três Lagoas (MS) tem sua origem relacionada ao processo de ocupação da porção leste do sul do Estado de Mato Grosso, bem como à chegada da Estrada de Ferro e de seus engenheiros, os quais viram no então povoado, localizado a meio caminho entre Bauru (SP) e Campo Grande (MS), um sítio perfeito para a criação de uma cidade que se desenvolvesse conjuntamente à ferrovia Noroeste do Brasil. Estabelecida ao longo dessa estrada, Três Lagoas debuta o Estado ao fazer fronteira com São Paulo; seria a “cidade portal” e o “cartão de boas-vindas”, a partir de 1910 (data que a ferrovia chega a solo mato-grossense), ao opulento Oeste do país. Assim, tal município parece ter sido o único sul-mato-grossense para o qual a CEFNOB aprovou um Plano Urbanístico em 1911, mas que acabou não se concretizando em sua plena concepção. Ademais, a pesquisa que aqui se apresenta tem o intuito de abrir a frente de discussão da posse da terra em um momento de mudança de âmbito político, em que Estado e Igreja disputavam seu desfrute numa relação conflituosa. Essa dissertação revela uma realidade dual e ambígua onde coexistiam atrasos em virtude da doação de terras à santo para a constituição de um patrimônio religioso (em um período atípico para isso) e avanços ao se projetar uma “cidade capital” em terras sertanejas ainda praticamente inexploradas pelo homem branco. Ao buscar dados históricos pouco conhecidos até o momento, através da literatura e de documentos primários e secundários, esse trabalho tem a finalidade de preencher lacunas quanto aos diversos vieses do processo de alvorecer do núcleo urbano de Três Lagoas, numa abordagem, principalmente, espacial tendo em vista o olhar do arquiteto perante o sítio, mas também que busca emergir nos conflitos da questão da terra e nas estratégias para sua implantação premeditada.

Resumo (inglês)

This review aims to study the municipality of Três Lagoas (MS) in an attempt to understand its urban formation adressing the main actors and characteristics of this process, which, along with spatial and territorial peculiarities, provided a strategic site implantation and occupation. Due to the also strategic passage of Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (CEFNOB) through the territory of Mato Grosso do Sul in the early twentieth century, this research aims to explore Três Lagoas genesis and its ordering under Urbanism and also Architecture bias. Located in Alto Paraná region, Três Lagoas (MS) has its origin related to the process of occupation of the eastern portion of the south-of-Mato-Grosso State, as well as the arrival of the railroads and its engineers, who saw in the until-then-village, located halfway between Bauru (SP) and Campo Grande (MS), a perfect place to create a city that would be developed alongside Noroeste do Brasil Railroad. Established along this road, Três Lagoas debuts the State by bordering São Paulo; it would be the “gateway city” and the “welcome card”, from 1910 (when the railroad reaches the south-of-Mato-Grosso), to the opulent West of the country. Thus, this municipality seems to have been the only south of Mato Grosso’ city for which CEFNOB approved an Urban Plan in 1911, but which did not materialize in its full conception. Moreover, the research presented here is intended to open the front of discussion of land tenure at a time of political change, in which State and Church disputed their possession in a conflicted relationship. This work reveals a dual and ambiguous reality where delays coexisted due to land donation for a saint for the constitution of a religious patrimony (in an unusual period for this) and advances in designing a “capital city” in country lands still largely unexplored by white man. By seeking little known historical data so far, through literature and primary and secondary documents, this review aims to fill in the gaps in the various biases of the down process of Três Lagoas urban core, in an especially spatial approach by the architects view, but it also seeks to emerge into land conflicts and strategies for their premeditated implementation.

Descrição

Palavras-chave

Três Lagoas (MS), Formação urbana, Implantação estratégica, Conflito da terra, Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (CEFNOB), Urban formation, Strategic implantation, Land conflict

Idioma

Português

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