Publicação:
As práticas avaliativas no ensino de Biologia: uma análise a partir da compreensão de professores do ensino médio de Minas Gerais

dc.contributor.advisorDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorGarcia, Gisele Maria Pedro
dc.date.accessioned2023-11-01T12:12:26Z
dc.date.available2023-11-01T12:12:26Z
dc.date.issued2023-03-02
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar as compreensões de professores de Biologia sobre suas práticas avaliativas, bem como discutir os fundamentos teórico-metodológicos das mesmas, a fim de refletir sobre possibilidades e limites de uma aprendizagem crítica e cidadã dos alunos. Tem-se como referência a avaliação da aprendizagem escolar, que vislumbra inúmeras dimensões e possibilidades de aprendizagens. Para a análise dos dados do presente trabalho, sendo uma pesquisa qualitativa, a opção feita foi pela utilização da análise de conteúdo. Para tanto, foi elaborado um questionário, respondido por professores da educação básica de escolas estaduais de Minas Gerais. Os professores consideram que as finalidades da avaliação no Ensino de Biologia, perante as demandas da sociedade atual, devem estar voltadas para uma formação cidadã dos alunos. Entretanto, mencionam algumas dificuldades para que essas finalidades sejam alcançadas. Ao se resgatar o papel da Didática das Ciências, percebese que os professores são agentes-chave da mudança e da inovação deste ensino, principalmente no papel deste na construção de subsídios para a formação cidadã. A falta de ações conjuntas entre os professores e alunos, para uma melhor assimilação dos conteúdos e métodos de ensino e aprendizagem, surge como um aspecto a ser considerado, diante da necessidade de vencer os desafios que se apresentam ao ensino escolar de Biologia. Ao longo das análises, percebe-se a presença marcante das práticas avaliativas tradicionais em que os professores apenas verificam ou julgam a aprendizagem dos alunos, a partir de avaliações que os põem em consonância com os modelos adotados pela Secretaria de Educação de Minas Gerais, uma vez que seguem um padrão, uma uniformidade e uma homogeneidade, impostas por esta rede de ensino, que os leva a estabelecer regras comuns a todos os alunos, a partir de um currículo estabelecido pela rede estadual de ensino, o qual é o orientador das práticas avaliativas utilizadas em sala de aula. As compreensões apresentadas pelos professores mineiros devem ser levadas em conta, considerando a necessidade de mudar os rumos da educação, como se conhece, e fortalecer o papel do professor como agente gestor da sala de aula e transformador de realidades. Além disso, revela-se como um fator importante, defender a escola pública de qualidade para que esta atenda às necessidades educacionais dos segmentos sociais mais empobrecidopt
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the understandings of Biology teachers, on its evaluative practices, as well as discuss the theoretical-methodological approach, in order to reflect on possibilities and limits of critical and citizen learning of students. It has as reference the evaluation of the school learning, which glimpses numerous dimensions and possibilities of learning. The option made for the analysis of the data of the present work, being a research qualitative, was the content analysis. To do so, it was elaborated a questionnaire, answered by teachers of basic education of schools state of Minas Gerais. Teachers consider that the purposes of the evaluation in the Teaching of Biology, before the demands of the current society, must be for a citizen training of students. However, they mention some difficulties for these purposes to be achieved. By rescuing the role of Didactics of Science, teachers are key agents of change and innovation teaching, especially in the role of this in the construction of subsidies for training citizen. Throughout the analysis, it was noted the presence of traditional evaluation practices in which teachers only verify, or judge the learning of students, from assessments that put them in models adopted by the Department of Education of Minas Gerais, Brazil once they follow a pattern, uniformity and homogeneity, imposed by this network of teaching, which leads them to establish rules common to all students, the from a curriculum established by the state school system, which is the guiding for the evaluation practices used in the classroom. The understandings presented by the teachers from Minas Gerais should be taken into account, considering the needs to change the directions of education, as it is known, and strengthen the role of the teacher as classroom agent manager and reality changer. In addition, it reveals itself as an important factor, defending the quality of public school so that it meets the educational needs of the most impoverished social segments.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.citationGARCIA, M. P. G. As práticas avaliativas no ensino de Biologia: uma análise a partir da compreensão de professores do ensino médio de Minas Gerais. 2023. 150 p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251194
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de Biologiapt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectCurrículospt
dc.subjectEnsino Médiopt
dc.titleAs práticas avaliativas no ensino de Biologia: uma análise a partir da compreensão de professores do ensino médio de Minas Gerais
dc.title.alternativeEvaluation practices in Biology teaching: an analysis based on the understanding of high school teachers in Minas Geraispt
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FC 33004056079P0
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática
unesp.researchAreaNão consta

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