Publicação:
Omissão de grafemas e características da sílaba na escrita infantil

dc.contributor.authorAmaral, Aline Simão do [UNESP]
dc.contributor.authorFreitas, Maria Cláudia Camargo de
dc.contributor.authorChacon, Lourenço [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Luciana Lessa
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:30Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:30Z
dc.date.issued2011-10-01
dc.description.abstractOBJETIVOS: (1) verificar se as omissões ortográficas ocorriam preferencialmente na sílaba completa ou em partes da sílaba; (2) caracterizar a distribuição das omissões de acordo com a posição silábica do elemento omitido; (3) em ambas as possibilidades, verificar se as omissões ocorriam preferencialmente em posições acentuadas ou não-acentuadas de palavras. MÉTODOS: dados extraídos de textos produzidos por pré-escolares de 5-6 anos. RESULTADOS: quanto ao primeiro objetivo, omissões de partes de sílabas foram significativamente mais freqüentes (p < 0,0001). Quanto ao segundo objetivo, as omissões em coda silábica foram estatisticamente mais significativas (p < 0,0000). Com relação ao terceiro objetivo, as posições acentuadas se mostraram como relevantes apenas para as omissões de partes de sílaba (p < 0,0000). CONCLUSÃO: as omissões na escrita infantil têm caráter altamente complexo, fato que deve ser levado em consideração nos instrumentos de avaliação da escrita infantil.pt
dc.description.abstractPURPOSE: (1) verify if orthographic omissions occurred mainly in the whole syllable or in syllable parts; (2) characterize the distribution of these omissions according to syllabic parts of the omitted graphemes; (3) in both possibilities, verify if such omissions mainly occurred in stressed or unstressed word positions. METHODS: data collected from texts produced by 5 to 6-year-old Brazilian pre-school children. RESULTS: as for (1), omissions in syllable parts occurred significantly more often (p < 0,0001). In (2), omissions in syllabic coda were statistically more significant (p < 0.0000). While in (3), the stressed positions were relevant only to omissions concerning syllable parts (p < 0.0000). CONCLUSION: the omissions in children writing are highly complex. So that this complexity should be taken into account in writing evaluation procedures.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas Secretaria de Saúde do Distrito Federal Centro de Orientação Médico-Psicopedagógica
dc.description.affiliationUniversidade de Campinas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent846-855
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000007
dc.identifier.citationRevista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 13, n. 5, p. 846-855, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-18462011005000007
dc.identifier.fileS1516-18462011000500009.pdf
dc.identifier.issn1516-1846
dc.identifier.scieloS1516-18462011000500009
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10725
dc.language.isopor
dc.publisherCEFAC Saúde e Educação
dc.relation.ispartofRevista CEFAC
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEscrita Manualpt
dc.subjectFonéticapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectHandwritingen
dc.subjectPhoneticsen
dc.subjectLearningen
dc.titleOmissão de grafemas e características da sílaba na escrita infantilpt
dc.title.alternativeGrapheme omissions and syllable constituents in children writingen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-18462011000500009.pdf
Tamanho:
378.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:

Coleções