Publicação: Análise de uma proposta interdisciplinar: literatura e ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Mello, Denise Fernandes de 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para a Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Nesta pesquisa investigou-se a contribuição de uma proposta interdisciplinar e utilizando a literatura para minimizar um dos grandes problemas do Ensino Fundamental – séries iniciais: as defasagens relacionadas à alfabetização. Assim, avaliou-se a possibilidade de se valorizar a educação científica e alfabetização por meio da inserção de conteúdos de ciências e outros componentes curriculares e como estes podem ser trabalhados a partir da literatura. O objetivo geral foi analisar as atividades realizadas nas aulas de Leitura e Escrita, identificando como elas contribuem para o processo de alfabetização, despertam o interesse pela educação científica e por conteúdos de outras áreas do conhecimento e favorecem a formação integral do aluno. Os objetivos específicos formam produzir um catálogo com atividades envolvendo textos da literatura e inserir conteúdos de ciências e/ou outros componentes curriculares, promovendo a alfabetização e a educação científica; avaliar quais atividades realizadas podem contribuir para a obtenção das habilidades necessárias para que os alunos dos terceiros anos atinjam níveis suficientes, de acordo com documentos oficiais para essa etapa; utilizar conteúdos de literatura para promover situações de aprendizagem de ciências e outros conteúdos das diferentes áreas do conhecimento de forma prazerosa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e de análise documental. Os participantes da pesquisa foram os alunos de 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola do interior do estado de São Paulo. A relevância desse projeto consiste em apresentar a importância da literatura como facilitador do processo de ensino, os benefícios de boas leituras, na formação de indivíduos autônomos, de estimular o autoconhecimento, o respeito ao outro e o pensamento divergente, de conhecer diferentes culturas, oportunizando a formação integral do indivíduo. O resultado dessa pesquisa possibilitou a elaboração de um produto educacional, saldo dos estudos e reflexão diante das análises realizadas das atividades e o conhecimento empírico em sala de aula, que consiste em um catálogo, disponível em PDF, com situações de aprendizagens envolvendo literatura, tecnologia e outros materiais didáticos pedagógicos para trabalhar as diversas áreas do conhecimento e a alfabetização, que pode ser baixado e utilizado por alunos e pelo professor em sala de aula. As atividades foram pensadas, também, em promover o primeiro contato de forma prazerosa com os conteúdos das outras áreas do conhecimento que serão explorados e consolidar-se-ão nas séries posteriores.
Resumo (inglês)
In this research we investigated the contribution of an interdisciplinary proposal and using the literature to minimize one of the major problems of Elementary Education - initial grades: the literacy-related gaps. Thus, the possibility of valuing scientific education and literacy through the insertion of science content and other curricular components was evaluated and how they can be worked from the literature. The general objective was to analyze the activities carried out in the Reading and Writing classes, identifying how they contribute to the literacy process, can promote interest in science education and other areas of knowledge, for an integral education of the student. The specific objectives are to produce a catalog with activities involving texts from literature including science content and other subjects, promoting literacy and scientific education; to evaluate which of the activities can contribute to the necessary skills for third-year students to reach sufficient levels, according to official documents for this stage; to use literature content for science learning situations and different areas of knowledge in a pleasant way. Qualitative research and document analysis was carried out. The participants were the 3rd year students of an elementary school, in the state of São Paulo. The relevance of this project is to present, the importance of literature in the teaching process, the benefits of good readings in the formation of autonomous individuals, to stimulate self-knowledge, respect for others and divergent thinking, to know different cultures, providing opportunities for the integral individual growing. As a result of this research we have an educational product, elaborated with the studies and reflection on the analysis of activities and empirical knowledge in the classroom, which consists of a catalog, available in PDF, with learning situations involving literature, technology and other educational teaching materials to work on the various areas of knowledge and literacy, which can be downloaded and used by students and the teacher in the classroom. The activities were also designed to promote the first contact in a pleasant way with the contents of the other areas of knowledge that will be explored and consolidated in the subsequent series.
Descrição
Palavras-chave
Educação científica, Literatura, Alfabetização, Science education, Literature, Literacy
Idioma
Português