Publicação:
Narrativas de professores ingressantes: desvelando saberes

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Data

2024-12-17

Orientador

Rinaldi, Renata Portela

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta investigação foi desenvolvida na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Presidente Prudente, no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública”. Investigou os saberes apresentados pelos professores ingressantes na rede municipal de Tupi Paulista – SP. Foi norteada pela seguinte questão geral de pesquisa: O que revelam as narrativas (auto)biográficas de professores ingressantes sobre os saberes dos docentes? Teve como objetivo geral “analisar como a formação de professores e as experiências pessoais e profissionais influenciam a construção ou fortalecimento dos saberes da docência de professores ingressantes em uma escola pública do município de Tupi Paulista no estado de São Paulo”. Sabemos que as pesquisas e discussões acadêmicas recentes têm evidenciado que pouco foi investigado sobre quem é o professor ingressante, associado muitas vezes como termo similar ao professor iniciante. Para nós, são categorias distintas de profissionais, ou seja, ingressante e iniciante. Nesta perspetiva, o referencial teórico sobre a formação de professores pautou-se fundamentalmente em Nóvoa (1992), Rinaldi (2009) e Diniz-Pereira (2013); sobre o professor ingressante autores como Rinaldi, Reali, Barros e Souza (2022) e Cruz, Farias e Hobold (2020); e sobre os saberes docentes Tardif (2012) e Borges (2004). Participaram da pesquisa cinco professores ingressantes na Escola Municipal Professora Ana Thereza Copetti Ferreira, sendo dois efetivos no ano de 2022 e três contratados no ano de 2023. A abordagem metodológica qualitativa de pesquisa em educação foi o eixo condutor da investigação, tendo como método a pesquisa (auto)biográfica. Os dispositivos de produção dos dados foram o questionário (Richardson, 2000) e a entrevista narrativa (Jovchelovitch e Bauer, 2008). A organização, o tratamento, a análise e a interpretação dos dados produzidos estão orientadas pela análise interpretativa-compreensiva (Souza, 2014) evidenciando o papel ativo do professor enquanto sujeito da pesquisa, capaz de evidenciar seu conhecimento e construir novos mesmo quando muda o contexto de atuação profissional.

Resumo (inglês)

This research was developed at the São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho" – Unesp, Presidente Prudente, in the Graduate Program in Education, within the research line “Teacher Education, Educational Policies, and Public Schools.” It investigated the knowledge presented by incoming teachers in the municipal network of Tupi Paulista – SP. The research was guided by the following general research question: What do the (auto)biographical narratives of incoming teachers reveal about the knowledge of educators? The overall objective was “to analyze how teacher education and personal and professional experiences influence the construction or strengthening of teaching knowledge among incoming teachers in a public school in the municipality of Tupi Paulista, São Paulo.” It is known that recent academic research and discussions have highlighted that little has been investigated about who the incoming teacher is, often being associated with the term "beginning teacher." For us, these are distinct categories of professionals, meaning incoming and beginning teacher. From this perspective, the theoretical framework on teacher education was primarily based on Nóvoa (1992), Rinaldi (2009), and Diniz-Pereira (2013); on the incoming teacher, authors such as Rinaldi, Reali, Barros, and Souza (2022) and Cruz, Farias, and Hobold (2020); and on teaching knowledge, Tardif (2012) and Borges (2004). Five incoming teachers from the Professora Ana Thereza Copetti Ferreira Municipal School participated in the research, two permanent in 2022 and three contracted in 2023. The qualitative educational research approach was the guiding axis of the investigation, using the (auto)biographical research method. The data collection instruments were the questionnaire (Richardson, 2000) and the narrative interview (Jovchelovitch & Bauer, 2008). The organization, treatment, analysis, and interpretation of the data are guided by interpretive-comprehensive analysis (Souza, 2014), emphasizing the active role of the teacher as the subject of the research, capable of highlighting their knowledge and constructing new ones, even when the context of professional practice changes.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

ANDRADE, Simone da Silva Alves. Narrativas de professores ingressantes: desvelando saberes. Orientador: Renata Portela Rinaldi. 2025. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.

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