Enriquecimento curricular mediado pelo aplicativo Neurus.Zone: efeitos sobre o desempenho acadêmico e criatividade
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Data
Autores
Orientador
Rondini, Carina Alexandra 

Coorientador
Pós-graduação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Este trabalho se propôs a investigar o impacto de um Programa de Enriquecimento Curricular mediado pelo aplicativo Neurus.Zone no desempenho acadêmico e na criatividade de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas pública e privada. Fundamentada na Teoria dos Três Anéis (Renzulli e Reis), que inter-relaciona criatividade, habilidades acima da média e engajamento, a pesquisa amplia o contexto específico da superdotação para contemplar toda a comunidade escolar. O estudo também dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando o potencial da tecnologia digital para personalizar o ensino e enriquecer as práticas pedagógicas. Os objetivos principais foram desenvolver e avaliar a eficácia do app Neurus.Zone enquanto ferramenta de enriquecimento curricular, analisando seus efeitos sobre criatividade e desempenho acadêmico. Para isso, foram realizados testes pré e pós-intervenção, incluindo o Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI) e avaliações qualitativas e quantitativas, envolvendo grupos experimentais e de controle. Os resultados evidenciaram melhorias significativas nos escores de criatividade e no desempenho acadêmico dos estudantes que utilizaram o aplicativo, validando sua eficácia. Além disso, os professores participantes relataram maior engajamento e autonomia dos estudantes durante a intervenção. O estudo conclui que o uso de tecnologias digitais como mediadoras do processo educativo, associado a estratégias de enriquecimento curricular, pode promover uma educação mais inclusiva, dinâmica e adaptada às necessidades individuais. A tese propõe o Neurus.Zone como uma solução inovadora para integrar gamificação, redes sociais e personalização no ambiente escolar, transformando a experiência de aprendizado. Esses resultados reforçam a relevância de iniciativas pedagógicas que associam tecnologias digitais à promoção de competências e habilidades previstas na BNCC, alinhando a educação às demandas do século XXI.
Resumo (inglês)
This study sought to investigate the impact of a Curriculum Enrichment Program supported by the Neurus.Zone app on the academic performance and creativity of 9th grade students from public and private schools. Anchored in the Three-Ring Theory (Renzulli and Reis), which interrelates creativity, above-average abilities, and task engagement, the research broadens the concept of giftedness to encompass the entire school community. The study also engages with the National Common Core Curriculum (BNCC), highlighting the potential of digital technology to personalize teaching and enrich pedagogical practices. The main objectives were to develop and evaluate the effectiveness of Neurus.Zone as a curriculum enrichment tool by analyzing its effects on creativity and academic performance. To achieve this, pre- and post-intervention tests were conducted, including the Test of Figural Creativity for Children (TCFI), as well as qualitative and quantitative evaluations involving experimental and control groups. The results demonstrated significant improvements in creativity scores and academic performance among students who used the app, validating its effectiveness. Additionally, participating teachers reported increased student engagement and autonomy during the intervention. The study concludes that the use of digital technologies as mediators of the educational process, combined with curriculum enrichment strategies, can promote a more inclusive, dynamic, and individualized education. The thesis proposes Neurus.Zone as an innovative solution for integrating gamification, social networks, and personalization into the school environment, transforming the learning experience. These outcomes reinforce the relevance of pedagogical initiatives that combine digital technologies with the promotion of competencies and skills outlined in the BNCC, aligning education with 21st-century demands.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologias de informação e comunicação, Diferenciação curricular, Educação inclusiva, Personalização do Ensino, Information and communication technologies, Differentiation, Inclusive education, Personalized learning
Idioma
Português
Citação
FIOROT JUNIOR, José Angelo. Enriquecimento curricular mediado pelo aplicativo Neurus.Zone: efeitos sobre o desempenho acadêmico e criatividade. Orientadora: Carina Alexandra Bondini. 2025. 272 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.