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Publicação:
Made in Brasil: a construção da imagem de país por meio de produções audiovisuais nacionais

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Orientador

Oliveira, Bruno Jareta de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Relações Públicas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Países competem cada vez mais em termos de imagem para atrair turistas, empresas e profissionais talentosos, o que demanda o planejamento e implementação de atividades relativas ao marketing de lugares. A indústria de entretenimento desempenha um papel importante nesse processo, influenciando percepções e reforçando estereótipos ou promovendo novas narrativas. Nesse sentido, este trabalho pretende entender de que maneira as produções audiovisuais nacionais buscam construir a imagem do Brasil, com o objetivo geral de contribuir com os estudos e as práticas de Marketing no âmbito territorial. A metodologia inclui revisão bibliográfica narrativa e análise das obras audiovisuais a partir dos conceitos da semiótica discursiva. O corpus do trabalho é composto pelo filme Cidade de Deus (2002), o vídeo de candidatura do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016, o videoclipe Girl from Rio (2022), da cantora Anitta, e o reality show Drag Race Brasil (2023). Tais obras foram escolhidas com base em três critérios, que incluem variedade de gêneros e formatos, reconhecimento internacional e ambientação na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciam que essas representações audiovisuais ora reforçam estereótipos amplamente difundidos, ora questionam essas narrativas convencionais ao explorar temas e figuras que refletem a complexidade e diversidade da cultura nacional.

Resumo (inglês)

Countries increasingly compete in terms of image to attract tourists, companies and talented professionals, which requires the planning and implementation of activities related to place marketing. The entertainment industry plays an important role in this process, influencing perceptions and reinforcing stereotypes or promoting new narratives. Therefore, this work aims to understand how national audiovisual productions seek to build the image of Brazil, with the general objective of contributing to Marketing studies and practices within the territorial scope. The methodology includes bibliographic review and analysis of audiovisual works based on concepts of discursive semiotics. The research corpus is composed of the film City of God (2002), Rio’s candidacy video for the 2016 Olympic Games, the music video Girl from Rio (2022), by singer Anitta, and the reality show Drag Race Brasil (2023). These productions were chosen based on three criteria, which include different genres and formats, international recognition and setting in the city of Rio de Janeiro. The results show that these audiovisual representations sometimes reinforce widely held stereotypes, and sometimes question these traditional narratives by exploring themes and figures that reflect the complexity and diversity of national culture.

Descrição

Palavras-chave

Cultura brasileira, Gestão de marcas, Marketing de lugares, Narrativas audiovisuais, Semiótica discursiva, Brazilian culture, Brand management, Place marketing, Audiovisual narratives, Discursive semiotics

Idioma

Português

Como citar

NAKAMURA, Pedro Henrique. Made in Brasil: a construção da imagem de país por meio de produções audiovisuais nacionais. Orientador: Bruno Jareta de Oliveira. 2025. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

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