Publicação: Ações de educação em saúde na prevenção e no controle de zoonoses.
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Data
2019-02-19
Orientador
Langoni, Helio ![](assets/repositorio/images/logo-unesp.png)
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Coorientador
Pós-graduação
Programa de Residência em Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de residência
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O desequilíbrio entre a tríade ambiente, seres humanos e animais tem
gerado enfermidades que afetam a saúde pública e o bem-estar social e
econômico da população mundial. Com a finalidade de prevenir e controlar
as zoonoses, atividades de educação em saúde estão sendo executadas
em todo o mundo. Este estudo teve como objetivo caracterizar e verificar
nas publicações dos últimos cinco anos as ferramentas, público-alvo,
tempo de duração, efetividade e identificar as lacunas e dificuldades, de
modo a servir de guia e orientação para próximas intervenções educativas.
Após busca em quatro bases de dados, foram selecionados 16 artigos
relevantes como objetos da metanálise. 81,3% dos estudos foram
realizados em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, sendo
56,3% do total com crianças até 14 anos e 62,5% com ações em escola
primária a ensino médio. Observou-se que os pesquisadores são os
profissionais mais envolvidos com as atividades e que os médicos
veterinários compõem 56,3% dos estudos. Novas ferramentas de ensino
estão sendo propostas e com notória efetividade. Para que revisões
sistemáticas sirvam de guia para o delineamento de novas ações
educativas, é preciso que as metodologias de ensino e os instrumentos de
avaliação sejam mais bem descritos, assim como avaliados a longo prazo,
medindo o impacto não só do conhecimento da população, mas da
incidência das zoonoses.
Resumo (inglês)
The imbalance between the triad environment, human beings and animals
has resulted in diseases that affect the public health, the social, and the
economic well-being of the world's population. In order to prevent and
control zoonoses, health education activities are being carried out around
the world. This study aimed the characterization and verification of the tools:
target audience, duration, effectiveness and identify gaps and difficulties in
scientific articles published in the last five years, in order to guide future
educational interventions. After researching four databases, 16 adequate
articles were selected as objects of the meta-analysis. 81.3% of the studies
were conducted in developing or underdeveloped countries. 56.3% of these
involved children up to 14 years of age and 62.5% involved activities on
elementary and middle schools. It was observed that the researchers are
the professionals most involved with the activities, and that veterinarians
comprise 56.3% of the studies. New teaching tools are being proposed,
showing remarkable effectiveness. In order for systematic reviews to serve
as a guide for the design of new educational activities, it is necessary a
better description of the teaching methodologies and evaluation tool, as well
as a better evaluation in the long term, measuring the impact not only of
knowledge of the population, but of the incidence of zoonoses.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português