Publicação:
Ações de educação em saúde na prevenção e no controle de zoonoses.

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Data

2019-02-19

Orientador

Langoni, Helio

Coorientador

Pós-graduação

Programa de Residência em Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - FMVZ

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de residência

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

O desequilíbrio entre a tríade ambiente, seres humanos e animais tem gerado enfermidades que afetam a saúde pública e o bem-estar social e econômico da população mundial. Com a finalidade de prevenir e controlar as zoonoses, atividades de educação em saúde estão sendo executadas em todo o mundo. Este estudo teve como objetivo caracterizar e verificar nas publicações dos últimos cinco anos as ferramentas, público-alvo, tempo de duração, efetividade e identificar as lacunas e dificuldades, de modo a servir de guia e orientação para próximas intervenções educativas. Após busca em quatro bases de dados, foram selecionados 16 artigos relevantes como objetos da metanálise. 81,3% dos estudos foram realizados em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, sendo 56,3% do total com crianças até 14 anos e 62,5% com ações em escola primária a ensino médio. Observou-se que os pesquisadores são os profissionais mais envolvidos com as atividades e que os médicos veterinários compõem 56,3% dos estudos. Novas ferramentas de ensino estão sendo propostas e com notória efetividade. Para que revisões sistemáticas sirvam de guia para o delineamento de novas ações educativas, é preciso que as metodologias de ensino e os instrumentos de avaliação sejam mais bem descritos, assim como avaliados a longo prazo, medindo o impacto não só do conhecimento da população, mas da incidência das zoonoses.

Resumo (inglês)

The imbalance between the triad environment, human beings and animals has resulted in diseases that affect the public health, the social, and the economic well-being of the world's population. In order to prevent and control zoonoses, health education activities are being carried out around the world. This study aimed the characterization and verification of the tools: target audience, duration, effectiveness and identify gaps and difficulties in scientific articles published in the last five years, in order to guide future educational interventions. After researching four databases, 16 adequate articles were selected as objects of the meta-analysis. 81.3% of the studies were conducted in developing or underdeveloped countries. 56.3% of these involved children up to 14 years of age and 62.5% involved activities on elementary and middle schools. It was observed that the researchers are the professionals most involved with the activities, and that veterinarians comprise 56.3% of the studies. New teaching tools are being proposed, showing remarkable effectiveness. In order for systematic reviews to serve as a guide for the design of new educational activities, it is necessary a better description of the teaching methodologies and evaluation tool, as well as a better evaluation in the long term, measuring the impact not only of knowledge of the population, but of the incidence of zoonoses.

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Idioma

Português

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