Logotipo do repositório
 

Publicação:
Artes visuais e samba: uma defesa contra a desvalorizaça o cultural

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Pereira, Priscila Leonel de Medeiros

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Artes Visuais

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O trabalho trata de uma das mais importantes manifestações culturais do Brasil, o samba, com enfoque em sua trajetória histórica, política e social. O estudo explora a origem do gênero, destacando as influências africanas que o moldaram como símbolo de resistência. Com base em autores como John Storey e Aníbal Quijano, a pesquisa analisa como essa expressão artística foi marginalizada e enfrentou preconceitos, especialmente durante o regime militar. Esta pesquisa culmina em uma série de três ilustrações que homenageiam figuras centrais da história do samba: Grupo Fundo de Quintal, Cartola e Dona Ivone Lara. Além disso, a produção artística se relaciona com experiências pessoais, buscando exaltar a cultura popular e reconhecer o valor estético e simbólico do samba como um elemento central da identidade nacional.

Resumo (inglês)

The work deals with one of Brazil's most important cultural manifestations, samba, focusing on its historical, political and social trajectory. The study explores the origins of the genre, highlighting the African influences that have shaped it as a symbol of resistance. Based on authors such as John Storey and Aníbal Quijano, the research analyses how this artistic expression was marginalized and faced prejudice, especially during the military regime. This research culminates in a series of three illustrations that pay homage to central figures in the history of samba: Grupo Fundo de Quintal, Cartola and Dona Ivone Lara. In addition, the artistic production relates to personal experiences, seeking to exalt popular culture and recognize the aesthetic and symbolic value of samba as a central element of national identity.

Descrição

Palavras-chave

Samba, Cultura popular, Decolonialismo, Preconceito, Repressão, Exaltação, Popular culture, Decolonialism, Prejudice, Repression, Exaltation

Idioma

Português

Como citar

LARA NETO, Enio Evangelista. Artes visuais e samba: uma defesa contra a desvalorização cultural. 2024.Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Visuais) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação