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Publicação:
Yoga na educação infantil: uma proposta de ensino e aprendizagem

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Orientador

Rossi, Fernanda

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como função promover à criança o desenvolvimento em todas as dimensões: física, emocional, cognitiva, social, artística, entre outras. A criança é partícipe e protagonista da sociedade e as descobertas de suas potencialidades (pessoais e sociais) fazem parte do seu desenvolvimento integral e relacionamento consigo mesma, com os outros, com o ambiente que a cerca e com os conhecimentos históricos e sociais. Neste contexto, a manifestação corporal do Yoga, com seus conhecimentos práticos e filosóficos, articulados aos conhecimentos e vivências da Educação Infantil, apresenta-se como uma possibilidade de ação pedagógica que contribui para a formação da criança. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar um processo de ensino e aprendizagem de Yoga e o desenvolvimento do conhecimento de si e da autoestima da criança no contexto da Educação Infantil. Os objetivos específicos consistem em analisar as possibilidades de uma proposta de ensino e aprendizagem para a Educação Infantil, com os conhecimentos filosófico-práticos do Yoga, para a formação do conhecimento de si e da autoestima na infância; e subsidiar professores e professoras, mediante proposta de ensino e aprendizagem no formato de produto educacional/livro digital, para a inserção e o desenvolvimento de práticas pedagógicas com Yoga na Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida em uma escola de Educação Infantil municipal de Bauru-SP, com 18 crianças da faixa etária entre quatro e cinco anos, durante um semestre letivo. Os dados foram coletados por observação de campo, com registros em diário do processo de ensino e aprendizagem em Yoga, e questionário aplicado às mães das crianças no início e ao final do processo de ensino. Ressalta-se que a vivência do Yoga nesta etapa da educação básica pode proporcionar benefícios afetivos, sociais, cognitivos e físicos para as crianças, sobretudo em relação ao autoconhecimento e à autoestima, além de ampliar qualitativamente o repertório das manifestações corporais e o protagonismo infantil em suas ações cotidianas. Concluímos que o processo de ensino desenvolvido contribuiu para a formação das crianças, possibilitando que explorassem e criassem novas perspectivas, reconhecendo-se integralmente como indissociável do meio em que vivem e capazes de propor melhorias de bem-estar para si e aos outros com consciência e valorização do meio escolar, familiar e de questões desafiadoras como as diferenças encontradas em sociedade, além de aguçar curiosidades sobre outras vivências do Yoga.

Resumo (inglês)

Early childhood education, the first stage of basic education, has the function of promoting children's development in all dimensions: physical, emotional, cognitive, social, artistic, among others. The child is a participant and protagonist of society and the discoveries of his potential (personal and social) are part of his integral development and relationship with himself, with others, with the environment that surrounds him and with historical and social knowledge. In this context, the bodily manifestation of Yoga, with its practical and philosophical knowledge, linked to the knowledge and experiences of Early Childhood Education, presents itself as a possibility of pedagogical action that contributes to the formation of the child. This research has as general objective to analyze a teaching and learning process of Yoga and the development of the child's knowledge of self and self-esteem in the context of Early Childhood Education. The specific objectives are to analyze the possibilities of a teaching and learning proposal for Early Childhood Education, with the philosophicalpractical knowledge of Yoga, for the formation of self-knowledge and self-esteem in childhood; and subsidize male and female teachers, through a teaching and learning proposal in the format of an educational product / digital book, for the insertion and development of pedagogical practices with Yoga in Early Childhood Education. The research, with a qualitative approach, was developed in a municipal Child Education school in Bauru-SP, with 18 children aged between four and five years old, during an academic semester. The data were collected by field observation, with diary records of the teaching and learning process in Yoga, and a questionnaire applied to the children's mothers at the beginning and at the end of the teaching process. It is emphasized that the experience of Yoga in this stage of basic education can provide affective, social, cognitive and physical benefits for children, especially in relation to self-knowledge and self-esteem, in addition to qualitatively expanding the repertoire of body manifestations and child protagonism in children your everyday actions. We conclude that the teaching process developed contributed to the education of children, enabling them to explore and create new perspectives, fully recognizing themselves as inseparable from the environment in which they live and capable of proposing improvements in well-being for themselves and others with awareness and valuing the school, family and challenging issues such as the differences found in society, in addition to sharpening curiosities about other Yoga experiences.

Descrição

Palavras-chave

Educação infantil, Práticas pedagógicas, Yoga, Early childhood education, Pedagogical practices

Idioma

Português

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