Publicação: O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula
dc.contributor.advisor | Rodrigues, José Carlos [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Piteri, Marco Antônio [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pires, Willians Freire [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-02-23T14:13:04Z | |
dc.date.available | 2016-02-23T14:13:04Z | |
dc.date.issued | 2016-01-14 | |
dc.description.abstract | Os tradicionais jogos de baralho são excelentes para se aplicar diversos conceitos matemáticos. A lógica matemática, a análise combinatória e a probabilidade são a base das regras que geram a competitividade desses jogos. Além disso, diversos jogos baseiam-se em cálculos, como é o caso da Escopa e do Black Jack, este último já muito estudado por se tratar de um jogo amplamente usado em casas de apostas. Pelo fato de estar muito associado a vícios e até à contravenção, o baralho não vem sendo usado como ferramenta no ensino de matemática. O objetivo desse trabalho é adaptar o jogo de escopa para uso didático, colaborando com o cálculo mental da soma de números inteiros, suas propriedades operatórias, o conceito do elemento neutro e de números opostos. | pt |
dc.description.abstract | The traditional card games are excellent when applying several mathematical concepts. Mathematical logic, combinatorial analysis and probability are the foundations of the rules that create the competitiveness in those games. Furthermore, many games such as Scopa and Black Jack rely on calculations, but the latter has already been widely studied because it is a distinguishing game in gambling houses. However, since those games are related to compulsiveness and even to legal offenses, the card deck has not been used as a tool in the teaching of Mathematics. Thus, this paper is aimed to adapt Scopa to didactic use, fostering mental calculation of the sum of integers, and the teaching of the properties of the operations, and the concept of identity element and additive inverse. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 90.897-5 | |
dc.identifier.aleph | 000868489 | |
dc.identifier.capes | 31075010001P2 | |
dc.identifier.lattes | 9635928557507243 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/134314 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Jogos | pt |
dc.subject | Cartas | pt |
dc.subject | Números Naturais | pt |
dc.subject | Números Inteiros | pt |
dc.subject | Games | en |
dc.subject | Cards | en |
dc.subject | Natural Numbers | en |
dc.subject | Integers | en |
dc.title | O jogo de escopa adaptado para o uso em sala de aula | pt |
dc.title.alternative | The scopa game adapted for use in the classroom | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 9635928557507243[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2 | pt |
unesp.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt |
unesp.researchArea | Ensino de Matemática | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- pires_wf_me_sjrp.pdf
- Tamanho:
- 1.31 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.95 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: