Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola 1 2 3 4

dc.contributor.authorSouza, Samuel De [UNESP]
dc.contributor.authorBorges, Cecilia
dc.contributor.authorAyoub, Eliana
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversité de Montréal
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.date.accessioned2022-04-28T16:55:50Z
dc.date.available2022-04-28T16:55:50Z
dc.date.issued2021-07-26
dc.description.abstractThis dossier addresses the issue of relations between the university and the school in the context of teacher education. Based on discussions about supervised internships, professional insertion at school, practice as a place of training and knowledge production, intergenerational partnerships and the relationship between initial training curriculum and school curriculum, the relations that have been established between the university and the school were problematized, with a view to the professionalization of teaching. For such purpose, we invited researchers from different countries, such as Brazil, Chile, Portugal and Belgium, whose articles present researches and experiences regarding partnerships articulating the university and the school, bringing contributions that dialogue with the themes announced above, in line with the specifics of each context. In conclusion, the six articles that make up the dossier provide possibilities for coping and successful experiences, besides a mapping of the relationship between university and school.en
dc.description.abstractEste dossiê aborda a temática das relações entre a universidade e a escola no âmbito da formação de professores. A partir de discussões acerca dos estágios supervisionados, da inserção profissional na escola, da prática como lugar de formação e produção de saberes, das parcerias intergeracionais, bem como das relações entre currículo de formação inicial e currículo escolar, foram problematizadas as relações que vêm sendo estabelecidas entre a universidade e a escola, tendo em vista uma perspectiva de profissionalização do ensino. Para tal, reunimos pesquisadores(as) de diferentes países, como Brasil, Chile, Portugal e Bélgica, cujos artigos apresentam pesquisas e experiências a respeito de parcerias articulando a universidade e a escola, trazendo contribuições que dialogam com as temáticas antes anunciadas, em consonância com as especificidades de cada contexto. Concluindo, os seis artigos que compõem o dossiê aportam, além de um mapeamento da relação entre universidade e escola, possibilidades de enfrentamento e experiências exitosas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.description.affiliationUniversité de Montréal
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 439325/2018-8
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0031
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 32, p. -, 2021.
dc.identifier.doi10.1590/1980-6248-2021-0031
dc.identifier.fileS0103-73072021000100400.pdf
dc.identifier.issn1980-6248
dc.identifier.scieloS0103-73072021000100400
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/218092
dc.language.isopor
dc.publisherUNICAMP - Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofPro-Posições
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectteacher educationen
dc.subjectprofessionalization of teachingen
dc.subjectuniversity-school partnershipen
dc.subjectsupervised internshipen
dc.subjectformação de professorespt
dc.subjectprofissionalização do ensinopt
dc.subjectparceria universidade-escolapt
dc.subjectestágio supervisionadopt
dc.titleFormação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola 1 2 3 4pt
dc.title.alternativeTeacher education in contemporary times: challenges and possibilities of the partnership between university and schoolen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-8991-7039[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8198-9743[2]
unesp.author.orcid0000-0003-2160-0585[3]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-73072021000100400.pdf
Tamanho:
357.54 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções