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Publicação:
Ética profissional na influência digital: por que a comunicação social digital precisa de mais pesquisas, regulamentações e códigos?

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Orientador

Guaraldo, Tamara de Souza Brandão

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Comunicação: Rádio, Televisão e Internet

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho se propõe a debater sobre problemáticas contidas no ciberespaço da contemporaneidade. Os principais pontos levantados são a falta de diretrizes éticas na criação de conteúdo digital por meio dos influenciadores, bem como o possível impacto negativo desses conteúdos na sociedade, a responsabilidade das redes sociais em garantir a segurança de seus usuários, além de como os algoritmos delas podem prejudicar a sociedade e quais caminhos podem ser tomados para a melhoria deste cenário. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica qualitativa através da leitura exploratória de trabalhos realizados nos últimos 25 anos sobre temas correlatos ao desta pesquisa. Os resultados apresentaram a necessidade iminente de mais pesquisas na área, assim como a urgência do debate generalizado sobre como regulamentar a internet de forma a torná-la saudável e segura para seus usuários. Ficou evidente a baixa quantidade de trabalhos produzidos especificamente sobre ética e influência digital. Além disso, a pesquisa revelou que existem diversos impactos sociais negativos pelo uso do ecossistema digital em sua situação atual e, também, pelo consumo de conteúdos antiéticos produzidos por influenciadores digitais.

Resumo (inglês)

This study aims to discuss issues present in contemporary cyberspace. The main points addressed include the lack of ethical guidelines in digital content creation by influencers, the potential negative impact of such content on society, the responsibility of social media platforms to ensure user safety, and how their algorithms may harm society, along with possible solutions to improve this scenario. The methodology employed was a qualitative bibliographic review, involving exploratory reading of works published over the last 25 years on topics related to this research. The results highlighted an urgent need for further studies in this field, as well as the necessity of widespread debate on how to regulate the internet to make it a healthier and safer environment for its users. The research revealed a scarcity of studies specifically focused on ethics and digital influence. Furthermore, it demonstrated the existence of various negative social impacts arising from the current state of the digital ecosystem and the consumption of unethical content produced by digital influencers.

Descrição

Palavras-chave

Ética e influência digital, Influenciadores digitais, Redes sociais, Comunicação digital, Ethics and digital influence, Digital influencers, Social media, Digital communication

Idioma

Português

Como citar

PEREIRA, Júlia Banietti Gonsales. Ética profissional na influência digital: por que a comunicação social digital precisa de mais pesquisas, regulamentações e códigos?. 2024. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Comunicação: Rádio, Televisão e Internet) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

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