Logotipo do repositório
 

Publicação:
O papel da gramática numa proposta pedagógica baseada em gêneros discursivos

dc.contributor.authorMonteiro, Dirce Charara [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:39Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:39Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractIn the last decade, pedagogical proposals for language teaching that aimed at developing the students’ literacy have raised an important question regarding the elaboration of language teaching plans concerning the role of grammar. How should we treat the relationship grammar-text in this new perspective? The aim of this paper is to propose a way of integrating text and grammar in an English course plan for Information Technology (IT) students which gives priority to the reading ability. We have based our proposal on concepts from English for Specific Purpose (ESP) by focusing on reading and also on literacy and text gender studies.en
dc.description.abstractNa última década, as propostas pedagógicas de ensino de línguas voltadas para o desenvolvimento do letramento dos alunos têm recolocado uma questão fundamental na elaboração dos planejamentos de ensino de línguas quanto ao papel da gramática. Como tratar a relação texto-gramática nessa nova perspectiva? O objetivo deste artigo é propor uma forma de integrar texto e gramática num planejamento de Inglês para alunos de Tecnologia da Informação (TI), que prioriza a habilidade de leitura. Baseamos nossa proposta em conceitos da abordagem instrumental de ensino de Inglês, com foco na habilidade de leitura e também nos estudos sobre letramento e gêneros discursivos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.format.extent617-626
dc.identifierhttp://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/v40-2_sumario.php
dc.identifier.citationEstudos Linguísticos, v. 40, n. 2, p. 617-626, 2011.
dc.identifier.issn1413-0939
dc.identifier.lattes1998374437925681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125204
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEstudos Linguísticos
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectText genderen
dc.subjectGrammaren
dc.subjectReadingen
dc.subjectTeaching planen
dc.subjectEnglishen
dc.subjectGênero discursivopt
dc.subjectGramáticapt
dc.subjectInglêspt
dc.subjectPlano de ensinopt
dc.titleO papel da gramática numa proposta pedagógica baseada em gêneros discursivospt
dc.title.alternativeThe role of grammar in a pedagogical proposal based on discourse gendersen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt

Arquivos