Logotipo do repositório
 

Publicação:
O número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicações

dc.contributor.advisorSilva, Flávia Souza Machado da
dc.contributor.authorVillani, Nayara de Novaes Rezende
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-11-30T18:31:00Z
dc.date.available2017-11-30T18:31:00Z
dc.date.issued2017-09-06
dc.description.abstractNeste trabalho são apresentadas propostas de atividades para abordar o número de Euler no Ensino Médio, uma vez que existem muitas situações cotidianas em que a única maneira de descrevê-las convenientemente por meio de modelos matemáticos é utilizando a função exponencial com a base sendo o número de Euler. Por exemplo, o decaimento radioativo, a lei do resfriamento de Newton, o estudo de uma certa epidemia numa população e investimento de capital. Inicialmente, são apontados fatos históricos desde o surgimento do número de Euler até o momento de sua notação. Em seguida, são apresentadas uma abordagem sobre a função exponencial e propostas de atividades envolvendo as situações cotidianas mencionadas.pt
dc.description.abstractIn this work we present proposals of activities to approach the Euler number in High School, since there are many daily situations in which the only way to describe them conveniently by means of mathematical models is to use the exponential function with the base being the Euler number. For example, radioactive decay, Newton's law of cooling, the study of a certain epidemic in a population and capital investment. Initially, historical facts are pointed out from the appearance of the Euler number until the moment of its notation. Next, we present an approach on the exponential function and proposals of activities involving the daily situations mentioned.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000894697
dc.identifier.capes31075010001P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152204
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectNúmero de Eulerpt
dc.subjectFunções Exponenciaispt
dc.subjectAplicaçõespt
dc.subjectEnsino de Matemáticapt
dc.subjectEuler Numberen
dc.subjectExponential Functionsen
dc.subjectApplicationsen
dc.subjectMathematics Teachingen
dc.titleO número de Euler no ensino médio: propostas de abordagens com aplicaçõespt
dc.title.alternativeThe Euler number in high school: proposals of approaches with applicationsen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramMatemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2pt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
villani_nnr_me_sjrp.pdf
Tamanho:
1.83 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: